Pele

Manchas pós-acne: como EVITAR que elas apareçam no rosto?

Publicado por
Yanara Cardeal

Os surtos de acne não só causam problemas de pele durante o seu aparecimento, mas muitas vezes resultam em manchas que permanecem no rosto e prejudicam a aparência. De fato, essa imperfeição é conhecida como “hiperpigmentação pós-inflamatória” e ocorre quando uma lesão escurece após a cicatrização. Para evitar manchas decorrentes da acne, desta vez vamos compartilhar algumas dicas sobre como tratar corretamente cravos e espinhas.

Manchas pós-acne: como evitar que elas apareçam no rosto?

Manchas pós-acne: como evitar que elas apareçam no rosto?

1- Não toque nos surtos de acne

Um dos principais motivos para o aparecimento das manchas pós-acne é a constante manipulação das lesões. Muitas pessoas tentam espremer ou estourar as espinhas, o que causa danos adicionais à pele, aumenta a inflamação e resulta em manchas ou cicatrizes maiores na área. Além disso, tocar nas lesões de acne não ajuda a eliminá-las, mas promove o surgimento de novas lesões. As mãos e as unhas geralmente abrigam bactérias e contaminantes que podem agravar a aparência da pele. Recomendamos enfaticamente que você evite tocar nas lesões de acne para evitar o aparecimento de manchas ou cicatrizes.

2- Tratamentos para acne

Além de não tocar nas erupções, a melhor forma de tratar a acne é usar os produtos adequados para tratar essas lesões cutâneas. Um dos ingredientes mais recomendados para reduzir os surtos de acne é o ácido salicílico, que ajuda a eliminar células mortas, combater bactérias e prevenir o surgimento de espinhas. Conheça alguns produtos que contêm esse componente em sua fórmula e são ideais para o tratamento da acne. No entanto, é extremamente importante que você consulte um dermatologista profissional para determinar a medicação correta para você, especialmente se tiver acne extensa.

3- Use protetor solar

Os raios solares são um dos principais causadores de manchas na pele, pois a melanina absorve a luz solar, causando hiperpigmentação. No caso de surtos de acne, a exposição à luz UVA/UVB do sol pode favorecer o surgimento de novas manchas e escurecer ainda mais as já existentes no rosto. Portanto, é recomendável usar sempre um protetor solar com alto fator de proteção, reaplicando-o a cada 4 horas. Além disso, escolha um protetor solar livre de óleos ou componentes inadequados para pele oleosa ou propensa a acne.

4- Peelings

Se você já tem manchas pós-acne no rosto, os peelings são uma das melhores formas de amenizá-las. No entanto, eles devem ser realizados por um dermatologista profissional, pois envolvem o uso de substâncias químicas. Os peelings químicos consistem na aplicação de uma substância que causa descamação e estimula a renovação da pele, melhorando diversas condições como manchas e cicatrizes. No entanto, devido à sua potência, é recomendável que sejam realizados apenas por um especialista.

Existem muitas maneiras de tratar a acne, desde manter o rosto limpo até usar produtos não comedogênicos, mas uma das coisas mais importantes a considerar é evitar manchas permanentes após a remoção da espinha. Portanto, evite estourar as espinhas e faça consultas dermatológicas se necessário.

Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Antes de aplicar qualquer produto na pele, consulte seu dermatologista de confiança.