Mais de 100 mil segurado vão receber até R$ 79 mil de atrasados do INSS em janeiro. A justiça liberou mais um pagamento que vai beneficiar cerca de 107 mil aposentados.
Uma grande notícia para aposentados, pensionistas e segurados do INSS (Instituto nacional de Seguro Social) que estão aguardando pagamentos de atrasados.
A justiça liberou mais um pagamento que vai beneficiar cerca de 107 mil aposentados, pensionistas e segurados do INSS e você pode ser um deles. Muitos segurados ainda nem sabe da liberação da grana que pode chegar até R$ 79 mil reais em janeiro. Uma bolada né.
A boa nova se deu porque o Conselho da Justiça Federal (CJF) liberou aos Tribunais Regionais Federais (TRFs) 1,6 bilhão para o pagamento de atrasados que são chamados de Requisições de Pequeno Valor (RPVs), que são limitadas a 60 salários mínimos.
Entrou na lista para receber a grana:
O dinheiro é depositado em contas individuais abertas pela Justiça nas instituições financeiras responsáveis, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil (BB).
Se você tem uma atrasados para receber e não sabe como consultar? Nesta reportagem vamos te ensinar com um passo a passo fácil e simples. Independentemente de ela ser de âmbito nacional, estadual ou municipal, a requisição pode ser consultada através da internet.
1. TRF da 1ª Região – Estados do sítio
: DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP
2. TRF da 2ª Região – site
Estados: RJ e ES
3. TRF da 3ª Região – site
Estados: SP e MS
4. TRF da 4ª Região – site
Estados: RS, PR e SC
5. TRF da 5ª Região – site
Estados: PE, CE, AL, SE, RN e P
Pensionistas e herdeiros de segurados do INSS também têm direito aos atrasados conquistados na Justiça. O primeiro passo é consultar o advogado responsável e verificar se o atrasado já não havia sido sacado pelo segurado. Além de correr atrás da papelada, os herdeiros precisarão ir até a vara onde o atrasado foi liberado para pedir que a Justiça autorize o saque na Caixa ou no Banco do Brasil.
Importante: O Conselho de Justiça Federal esclarece que cabe aos TRFs, segundo cronogramas próprios, o depósito dos recursos financeiros liberados. Com relação ao dia em que as contas serão efetivamente liberadas para saque, esta informação deve ser buscada na consulta de RPVs disponível no portal do tribunal regional federal responsável.