Madeira, silicone ou aço inox: quais são os melhores utensílios para cozinhar? Você também tem essa dúvida? Veja algumas dicas aqui.
Cozinhar é um assunto tão pessoal que, durante todo o processo, muitos de nós vamos aprendendo não só sobre nossa própria técnica, mas também sobre nossos utensílios de cozinha. E enquanto isso acontece, você com certeza já deve ter notado que toda vez que vai comprar novas louças ou utensílios, surge uma dúvida na cabeça: qual material é melhor? Madeira, silicone ou inox?
A dúvida é muito comum e a verdade é que, embora muitos pensem que tudo é igual, a verdade é que existem algumas diferenças, principalmente nas formas de cozimento que estão expostas a temperaturas mais extremas. No entanto, a realidade é que existem outros utensílios que funcionam melhor se forem feitos de um determinado material e não de outro.
É por isso que hoje daremos algumas recomendações para que você possa tomar suas decisões quando precisar comprar novos utensílios de cozinha, que darão os melhores detalhes a todos os seus pratos, desde o preparo primário até a última etapa, como no caso de biscoitos ou moldes de panqueca.
Madeira, silicone ou aço inox: quais são os melhores utensílios para cozinhar?
Utensílios de madeira
Os utensílios de madeira são ideais principalmente para tábuas que nos ajudam como base para cortar legumes, pois guardam menos odores e pigmentos. No entanto, também são recomendados para colheres ou espátulas com as quais se mexe ensopados como molho ou arroz.
Utensílios de silicone
O silicone é frequentemente utilizado para moldes diversos, que vão desde cubos de gelo a espátulas, que usamos principalmente em confeitaria. Devido às características do silicone, também podem ser utilizados para formas de assar e também aquelas que vão ao congelador. São bastante flexíveis, mas resistentes. O material é um pouco mais propenso a se desgastar mais rapidamente do que a madeira.
Aço inoxidável
Este material é comumente usado para fazer caçarolas, frigideiras e colheres que geralmente ficam expostas a muito calor e são recomendados sobretudo para cozinhar no fogão, pois as formas de forno, ao contrário das de silicone, podem apresentar mais resistência ao desenformar, se não previamente enfarinhada e untada. Eles são um pouco mais caros, mas sua durabilidade é bastante alta e servem para quase tudo.