Os óleos tornaram-se alguns dos melhores produtos para o cuidado capilar, principalmente por fornecerem muitos nutrientes e benefícios. Existem diferentes formas de utilizá-los, dependendo da opção escolhida e das suas necessidades. Desta vez, falaremos sobre a oleosidade do couro cabeludo e como ela atua para promover o crescimento capilar.
No ano passado, apresentamos todos os detalhes sobre a técnica de Hair Oiling, que pode ser aplicada em qualquer área do cabelo.
No entanto, a técnica que compartilharemos agora só pode ser utilizada numa zona específica, com produtos específicos e existem algumas limitações na aplicação. Convidamo-lo a conhecer mais sobre a versão de óleo para couro cabeludo.
O que é a lubrificação do couro cabeludo?
A lubrificação do couro cabeludo é uma técnica que visa cuidar do couro cabeludo, promovendo o fortalecimento dos fios desde a raiz e estimulando o crescimento capilar. Utiliza óleos específicos para tratar essa região.
Este tratamento é complementado com massagens capilares, que podem ser realizadas com os dedos ou com escovas massageadoras, com o objetivo de permitir que o produto escolhido penetre na área e ative a circulação sanguínea para melhorar a absorção.
Aplicar óleos no couro cabeludo pode trazer uma variedade de benefícios, embora isso não signifique que todos possam usar qualquer produto para seguir esta técnica.
Como incluir essa técnica na sua rotina?
Antes de começar a usar qualquer óleo no couro cabeludo, é extremamente importante que você identifique o seu tipo e necessidades, como oleosidade, caspa, ressecamento ou outras condições.
Se o seu cabelo for oleoso, recomendamos adquirir produtos que contenham óleo de hortelã-pimenta, lavanda, tea tree ou alecrim, pois controlam o excesso de produção de sebo e possuem propriedades que estimulam a circulação sanguínea.
Para cabelos com ressecamento ou caspa, é aconselhável utilizar óleos que contenham propriedades antifúngicas, como óleo de tea tree, bergamota, alho ou tomilho. Para melhores resultados, podem ser combinados com óleo de amêndoa ou rícino para nutrir profundamente.
No caso de cabelos fracos, danificados ou com tendência à queda, recomenda-se o uso de óleo de jojoba, mamona ou menta, em produtos já formulados, pois são responsáveis por fortalecer, reduzir a quebra e melhorar a circulação.
Por fim, se o seu principal objetivo é promover o crescimento capilar, você pode usar opções como alecrim, hortelã-pimenta ou óleo da árvore do chá. Adquira esses óleos em produtos já formulados para cabelos, pois suas formas puras podem causar irritação.
Depois de encontrar a opção certa para atender às suas necessidades, aplique no couro cabeludo com suaves massagens circulares, deixe agir de 30 minutos a 2 horas e proceda à lavagem. Repita duas vezes por semana, deixando um dia de descanso entre elas, e com consistência, você poderá perceber grandes mudanças em seus cabelos.
Você tem coragem de experimentar a lubrificação do couro cabeludo?
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Antes de aplicar qualquer produto no cabelo consulte seu tricologista ou dermatologista de confiança.