Pele

Limpeza facial dupla: quando é bom e quando é ruim?

Publicado por
Yanara Cardeal

A limpeza facial é essencial para ter uma pele saudável , mas também é verdade que não pode ser igual para todos, já que cada um tem uma pele diferente. E é justamente por isso que existem métodos de limpeza que são bons para algumas pessoas, mas não para outras. A limpeza dupla , por exemplo, só pode ser indicada para quem tem um determinado tipo de pele. Vamos descobrir juntos para quem essa prática é adequada e por que ela pode ser prejudicial.

Limpeza facial dupla: quando  é bom e quando é ruim

O «double cleasing», como é conhecida esta técnica que vem da Coreia , é um termo inglês que pode ser traduzido para o italiano como «double clean». O nome diz tudo. Na verdade, é uma limpeza do rosto que atua em profundidade graças ao uso de vários limpadores, um com óleo e outro com água. Uma técnica que vem da cultura coreana e que é desenvolvida em 10 fases, oferecendo inúmeros benefícios à pele. Em primeiro lugar, deve-se dizer que, para ser saudável, o rosto deve estar limpo e, quando a limpeza for adequada, haverá melhor absorção dos ingredientes ativos que são aplicados na pele.

Mas essa não é a única vantagem dessa prática. O uso do óleo é de fato útil para remover resíduos deixados por produtos cosméticos usados ​​anteriormente. Na verdade, eles podem obstruir os poros e fazer com que a pele sofra com poros dilatados e acne, além de deixar o rosto sem brilho. Portanto, uma técnica de limpeza dupla pode ser realmente útil, mas ao mesmo tempo não é adequada para todos os tipos de pele.

Quando não é adequado?

Se você tem pele oleosa, não terá nenhum problema, principalmente se você se maquiar diariamente e, portanto, precisar remover vestígios de sujeira ou resíduos. No entanto, se você não tem pele oleosa e usa maquiagem de vez em quando, um simples limpador é suficiente, sem recorrer a esse método. Se, por outro lado, sua pele for sensível ou tiver manchas na pele, como eczema ou rosácea, evite completamente a limpeza dupla , que nesses casos pode ser prejudicial.

Em qualquer caso, o uso de um sabonete ou limpador é essencial. É por isso que ele pode ajudá-lo a saber qual é melhor para sua pele. Para a pele seca, escolha uma delicada, de preferência com pH neutro ou com ingredientes como mel, jojoba, óleos vegetais, manteiga de karité e esqualeno, que evitarão o ressecamento da pele. Se, por outro lado, você tem pele oleosa, escolha um limpador que tenha poliidroxiácidos e vitamina E, anti-inflamatórios perfeitos.

Sim tens pele mista, um limpador que contém ceramidas, que pode bloquear a umidade e controlar a produção de óleo, pode ajudar. Finalmente, para a pele sensível, escolha produtos de limpeza sem perfume e suaves. Agora que você sabe o que é limpeza dupla e se é ou não certo para você, tome cuidado antes de tentar este método.