Líder mundial: Spotify compra a empresa de podcasts Megaphone.
Para o Spotify, tornar-se a empresa líder mundial em podcast é crucial para sua estratégia nos próximos anos. Nos últimos meses, lançou inúmeras novidades a esse respeito: renovou a seção de podcast, lançou podcasts de vídeo, melhorou o algoritmo de recomendação, entre outras ações. Spotify pagou 235 milhões de dólares para adquirir Megaphone
Os podcasts se tornaram um produto muito lucrativo para o Spotify, uma fonte de renda porque podem incluir publicidade. Agora, caso houvesse alguma dúvida de que o podcast é sua prioridade, ele está dando mais um passo com o golpe de um talão de cheques: a aquisição da empresa de hospedagem de podcasts Megafone.
Segundo fontes próximas à negociação, o Spotify teria pago 235 milhões de dólares pelo Megafone. Os usuários poderão continuar a enviar seus podcasts para o Megaphone e Spotify indistintamente, já que não haverá uma fusão dos dois serviços. Então, por que o Spotify está interessado na aquisição? Por causa do negócio de publicidade que envolve.
Graças ao acordo, mais podcasts poderão usar a tecnologia de entrega de anúncios do Spotify, que permite que a publicidade seja incluída em podcasts em tempo real, com base no conteúdo e nos ouvintes. Assim, a tecnologia do Spotify é capaz de mostrar anúncios diferentes para um mesmo público, dependendo dos objetivos da campanha e das variáveis de cada indivíduo.
A aquisição significa que os mais de 5.500 podcasts incluídos no Megaphone poderão incluir publicidade usando a tecnologia Spotify para oferecer anúncios mais adequados a cada ouvinte. Além disso, como é uma tecnologia que nenhuma outra empresa de podcasting oferece, os anunciantes terão que pagar ao Megaphone se quiserem que suas campanhas alcancem o público de forma mais eficiente.
Para o Spotify, a compra significa que, além de oferecer hospedagem para podcasts, pode usar sua rede de publicidade para obter mais conteúdo, além de adquirir toda a equipe de vendas e força de vendas do Megaphone.