Libra: conheça a criptomoeda do Facebook que será lançada em 2021.
Libra, criptomoeda do Facebook, será lançada em janeiro de 2021 após a rede social – uma das 27 instituições que fazem parte da “Associação Libra”, apresentá-la em 18 de junho de 2019. Agora, um ano e meio depois, sabe-se que o seu lançamento será iminente, mas que pouco terá a ver com o projeto então apresentado.
Libra, a criptomoeda apoiada pelo Facebook, será lançada em janeiro do próximo ano e seu valor dependerá do valor do dólar americano.
O Facebook queria lançar uma criptomoeda semelhante ao Bitcoin, mas depois que algumas empresas como Visa e Mastercard se retiraram do projeto, e em resposta a preocupações expressas por alguns bancos e instituições financeiras, bem como pela União Europeia, em abril do ano passado, a Libra Association apresentou mudanças que tornaram o Libra um sistema de pagamento mais parecido com o PayPal.
No entanto, este projeto ainda não foi lançado, que aguarda a aprovação da FINMA (Autoridade de Supervisão do Mercado Financeiro com sede na Suíça) e agora parece que não será um sistema de pagamentos que será lançado em janeiro de 2021, mas em vez de um stablecoin, de acordo com pessoas próximas ao projeto, relata o Financial Times.
Um stablecoin é uma moeda virtual muito menos volátil do que criptomoedas como o Bitcoin, pois seu valor é fixo. Nesse caso, ele será lastreado em dólar americano, e uma “libra” (se finalmente for chamada assim) terá o mesmo valor de um dólar. Ou seja, seu valor dependerá de quanto vale o dólar.
Além disso, embora o Facebook tenha inicialmente proposto que sua moeda virtual tivesse alcance global, inicialmente o lançamento seria realizado – segundo as fontes citadas – apenas nos Estados Unidos e em alguns países da América Latina.
O Facebook quer usar o “Libra” para oferecer um sistema de pagamento multiplataforma. Com uma moeda estável, é mais fácil obter aprovação do que com a volatilidade de uma criptomoeda. O projeto também incluiria a carteira digital Novi ( antes chamada Calibra ), a partir da qual stablecoins poderiam ser adquiridos e operados, por exemplo, no WhatsApp e no Messenger, de forma que possibilite o envio, recepção e administração do novo. criptomoeda.
“Libra” seria o primeiro stablecoin lançado pela The Libra Association. No futuro, se a primeira experiência for positiva, eles lançariam outras moedas que, em vez de estarem atreladas ao dólar, seriam atreladas ao euro, ou à libra esterlina… dependendo dos mercados em que o Facebook quer lançar seus serviços de pagamento em seu plataformas.
Claro que, para isso, teria primeiro que obter a aprovação das entidades financeiras locais, que é o que, até agora, tem resistido e é por isso que “Libra” não foi oficialmente lançado. Veremos se a aprovação será finalmente alcançada e, conforme confirmado pelas fontes citadas, aquele primeiro stablecoin chegará em janeiro.
>>Como personalizar seus chats do Instagram e Facebook com tema BTS?