Legumes cozidos no vapor: 3 maneiras (fáceis) de prepará-los sem um vaporizador

Publicado por
Jerffeson Brandao
Legumes cozidos no vapor: 3 maneiras (fáceis) de prepará-los sem um vaporizador – Foto: Shutterstock

Legumes cozidos no vapor: 3 maneiras (fáceis) de prepará-los sem um vaporizador.

Os vegetais a vapor são muito nutritivos e saudáveis. Ideal também para dias frios. Porém, nem todo mundo tem um vaporizador em casa.

>Entenda por que não é necessário armazenar ovos na geladeira

No entanto, fique sabendo que podemos atingir o mesmo resultado utilizando outras formas de preparo.

Notavelmente, os vegetais cozidos no vapor têm vários benefícios. Entre eles pode-se destacar que os alimentos conservam todos os seus nutrientes, vitaminas e minerais.

>Descubra por que você deve colocar um copo d’água embaixo da cama e ficará surpreso

Além disso, nenhuma gordura ou óleo extra é adicionado. Por outro lado, preserva o sabor, a textura e o aroma original de cada alimento. Finalmente os produtos ficam mais suculentos, não queimam nem grudam e é uma das técnicas de cozimento mais limpas.

Aqui estão três técnicas para cozinhar vegetais no vapor sem um vaporizador.

>Sorvete de vinho tinto: a sobremesa que está em alta nas redes sociais

Legumes cozidos no vapor no micro-ondas

Fazer usando este método é muito fácil. Primeiro, você tem que colocar todos os vegetais em uma tigela de vidro para micro-ondas e adicionar uma colher de sopa ou duas de água. Aí tem que cobrir tudo com plástico filme e fazer pequenos furos no topo furando com a ponta da faca.

O próximo passo é aquecer os vegetais por 5 minutos. Depois disso, você deve verificar se eles estão prontos ou não. Caso contrário, tente mais com intervalos de 1 minuto. Isso porque tudo depende do micro-ondas utilizado.

>Máscara de leite em pó, mel e limão para retirar manchas do rosto

A clássica caçarola com tampa

Nesse modo temos que colocar todos os legumes dentro de uma caçarola e usar uma tampa adequada que mantenha o vapor dentro. Note que a tampa deve ser furada, ou abrir um pouco na hora do cozimento para que o vapor saia periodicamente.

Você tem que colocar a panela no fogo e adicionar 1 centímetro de água. Quando começar a ferver, acrescente os legumes cortados e cubra tudo. Ao longo do cozimento, é preciso testar para ver se estão prontos.

>Aprenda a fazer 2 deliciosas sobremesas doces sem adição de açúcar

Panela com tampa e um coador

O processo é muito semelhante ao anterior. Porém, neste caso, os vegetais devem ser colocados em uma peneira que ficará suspensa sobre a panela. Também será necessário tampar a panela enquanto cozinha, com a peneira dentro.

>Biscoitos agridoces: uma receita rápida, fácil e barata

Portanto é muito importante, neste caso, que a água do fundo da panela não toque nos vegetais na peneira.