Lavar o rosto com água salgada é realmente bom para a pele?

Veja o que diz os especialista

Lavar o rosto com água salgada é realmente bom para a pele? Segundo os especialistas, parece que sim, pois aparentemente é uma técnica que possui muitas propriedades benéficas graças ao sal . No entanto, não parece o melhor para quem tem pele sensível.

Benefícios de lavar o rosto com água salgada

Benefícios de lavar o rosto com água salgada

Existem vários remédios caseiros que ajudam a resolver as doenças de pele mais comuns . Porém, em muitos casos, o respaldo científico é muito pequeno, apesar de os usuários atestarem sua eficácia.

Usar sal na pele é um desses remédios. O banho de sal é uma prática terapêutica milenar e para alguns é um ritual enraizado na sua cultura. Outros podem estar interessados ​​em adicioná-lo à rotina de cuidados com a pele do rosto e do corpo

De acordo com WebMD, os sais do Mar Morto têm altos níveis de magnésio que podem ajudar em várias doenças da pele. Esta afirmação é detalhada em um estudo de 2012 publicado no International Journal of Cosmetic Science.

Isso se deve aos vários minerais que os sais contêm, como cálcio, magnésio e potássio, segundo o estudo. A Healthline também vincula os banhos minerais, principalmente aqueles com sal do Himalaia, a vários benefícios dermatológicos para pessoas com psoríase ou eczema.

Isso ajuda a neutralizar sintomas comuns como descamação, vermelhidão ou irritação. Além disso, os banhos minerais podem ajudar a controlar as reações alérgicas na pele, de acordo com a Healthline.

Assim, os especialistas recomendam que as pessoas que sofrem de ataques graves de eczema adicionem uma xícara de sal de mesa à água do banho para alívio. Como o eczema, a psoríase é outra condição irritante que afeta a pele irregular e causa erupções cutâneas. Segundo o WebMD, nadar em água salgada , rica em agentes anti-inflamatórios, pode ajudar a melhorar a aparência de manchas de pele afetadas pela psoríase .

Como usar o sal da melhor maneira

Devido à falta de evidências científicas sobre a eficácia do sal em sua rotina de cuidados com a pele, é vital que você primeiro consulte um dermatologista para determinar como usar sais em sua rotina de cuidados com a pele.

Como orientação geral, os especialistas recomendam o uso de água salgada uma ou duas vezes por semana. No entanto, para evitar reações alérgicas, é melhor aplicar primeiro uma pequena quantidade de água salgada na pele para ver como ela reage. Pare de usar água salgada se sua pele ficar irritada ou inflamada.

Quanto à dosagem, duas xícaras de sal Epsom despejadas em água pura podem ser suficientes para um banho de desintoxicação. Uma única xícara de sal Epsom, sal marinho ou sal de mesa pode ser bom para condições inflamatórias da pele, como eczema, psoríase, dermatite de contato e pé de atleta.

Quanto aos efeitos colaterais, o uso de produtos esfoliantes como retinol ou peróxido de benzoíla na terapia com água salgada pode tornar sua pele mais sensível . Os especialistas também desaconselham a esfoliação da pele queimada pelo sol, rachada ou irritada.

Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Antes de aplicar qualquer produto na pele, consulte seu dermatologista de confiança.