O tempo seco, o frio, as mudanças bruscas de temperatura ou simplesmente a falta de hidratação podem deixar os nossos lábios secos. Se não cuidarmos deles ou os tivermos muito sensíveis, é fácil que no final também acabemos com os lábios cortados ou rachados. Além de parecerem menos bonitos, os lábios rachados podem sangrar e ser dolorosos.
Dessa forma, além de nos hidratarmos bem por dentro e evitarmos ambientes muito secos, podemos aplicar batons que combatem os lábios ressecados. O melhor é usar batons naturais que hidratam e ao mesmo tempo protegem evitando a perda de umidade. Também podemos tomar extremo cuidado com os lábios no inverno para evitar que sequem.
Uma alternativa ou complemento aos batons é recorrer diretamente à ajuda de plantas medicinais que são usadas em muitos batons. Na fitoterapia encontramos várias plantas ideais para prevenir ou curar lábios rachados.
Neste artigo, nos concentramos em dois dos mais eficazes:
Aloe vera ( Aloe vera (L.) Burm. Aloe barbadensis ) é uma planta nativa da África do Sul, plantada em viveiros e jardins medicinais como ornamental.
Quando sofre de lábios secos, rachados ou mesmo pontos de sangramento devido ao frio, secura excessiva ou falta de hidratação, o aloe revela-se uma boa solução disponível para todos.
Ajuda a hidratar rapidamente os lábios secos, repara a mucosa danificada e restaura a suavidade da pele nesta área. Também pode ser usado para eliminar aftas e úlceras nos lábios e na cavidade oral.
O karité ( Vitellaria paradoxa Kotschy ) é uma árvore nativa da África, desde o Sudão e Uganda até Camarões e Senegal no leste, e é cultivada em plantações. Sua produção e venda auxiliam os produtores locais em muitos casos.
Desta árvore é obtido um conhecido produto cosmético natural, a manteiga de karité, ideal para o cuidado dos lábios secos e rachados, bem como para os lábios gretados que já estão a sangrar.
A manteiga de karité contém mucilagem, ácidos graxos insaturados (palmítico, esteárico, oleico e linolênico) e vitaminas A, C e E. Tal como o aloé, hidrata os lábios secos muito rapidamente, regenera a pele danificada e restaura a elasticidade da pele dos lábios, embora seja importante alguma persistência no tratamento.
A manteiga de karité também se destina a tratar eczema, espinhas ou furúnculos que aparecem nos lábios e nos arredores, e que são tão feios.
É hidratante, regenerador celular, antisséptico, adstringente, anti-inflamatório, protetor da pele, vitamínico, cicatrizante.
Agora que você já sabe os melhores remédios naturais para lábios rachados, escolha o que mais te agrada e mantenha seus lábios sempre bonitos e bem hidratados.