Lábios queimados de sol: veja como prevenir, tratar e aliviar o problema. Confira as dicas e mantenha seus lábios sempre bonitos.
A importância de proteger nossa pele dos raios solares não é novidade, mas é importante lembrar que existem áreas do corpo às quais não damos tanta atenção, e uma das mais afetadas é a região dos lábios.
A pele dos lábios pode sofrer as mesmas consequências do resto do corpo após passar horas sob o sol. Desde irritações até queimaduras, por isso é fundamental termos cuidados que nos ajudem a evitar esse problema.
Segundo especialistas, os sinais mais comuns de queimaduras solares nos lábios são a pele vermelha, inflamada, quente ao toque, além da sensação de coceira ou ressecamento extremo. Se as queimaduras forem mais graves, podem surgir pequenas bolhas com líquido, o que seria considerado uma queimadura de segundo grau.
Os raios UV são os principais culpados por esse problema, mas também se deve à própria estrutura dos lábios. Dermatologistas explicam que a pele da boca é mais propensa a queimaduras por ser mais delicada e fina.
Além disso, as células da pele dos lábios não possuem proteína de queratina, o que ajuda a manter a área mais hidratada. Isso resulta em uma barreira protetora mais fraca, com maior probabilidade de absorver a radiação solar. Em suma, a pele dos lábios é muito mais vulnerável aos danos causados pelo sol e às queimaduras que podem surgir após passar horas ao ar livre.
Esta é a chave para evitar todos os problemas mencionados acima, levará menos tempo e garantirá que sua pele não corra riscos mais sérios.
Lembre-se de realizar um teste de alergia antes de aplicar qualquer produto na pele, especialmente se você tiver pele sensível. Além disso, consulte seu dermatologista.