Joe Biden forma grupo de trabalho contra a pandemia do coronavírus

Publicado por
Jerffeson Brandao
Joe Biden forma grupo de trabalho contra a pandemia do coronavírus

Joe Biden forma grupo de trabalho contra a pandemia do coronavírus

Joe Biden, o presidente eleito dos Estados Unidos, sempre foi muito claro sobre suas prioridades, por isso informou que nesta segunda-feira formará um grupo de trabalho contra a pandemia do coronavírus, para começar a desenvolver sua estratégia mais do que dois meses de tomada de poder.

De acordo com Axios, a equipe será composta por 12 membros e co-presidida por três deles, um deles será Vivek Murthy, que foi cirurgião-geral dos Estados Unidos entre 2014 e 2017, durante o governo Barack Obama; e outro, David Aaron Kessler, que foi chefe da Food and Drug Administration (FDA) entre 1990 e 1997, sob os presidentes George Bush Sênior e Bill Clinton.

A terceira co-presidente do grupo de trabalho será a Dra. Marcella Nunez-Smith, da Yale University (Connecticut).

O fato de Biden ter formado uma força-tarefa antes mesmo do início das entrevistas para formar seu gabinete indica a prioridade que o presidente eleito  dá à pandemia, que já ceifou cerca de 240 mil vidas nos Estados Unidos .

Na verdade, Biden e a vice-presidente eleita Kamala Harris receberam um relatório sobre a situação da pandemia nesta semana dos mesmos especialistas que formarão a força-tarefa, algo que o democrata destacou em seu discurso na sexta-feira.

Os casos de coronavírus nos Estados Unidos explodiram nos últimos dias para o registro registrado nesta sexta-feira, de 127.021 novas infecções em 24 horas, segundo a agência EFE.

No total, os Estados Unidos têm 9 milhões 831 mil 30 casos confirmados de coronavírus e 236 mil 856 mortes, mais do que qualquer outro país do mundo, segundo contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

A gestão da pandemia tem sido um dos pontos negros de Trump no ano passado na Casa Branca, pois mesclou negação com desinformação e falta de medidas, provocando explosão de casos, devastação econômica e guerra política.

>Joe Biden é eleito novo presidente dos Estados Unidos