Jardinagem: Crie seu próprio substrato CASEIRO para flores!

Desta forma simples você poderá criar seu substrato caseiro com alguns ingredientes da sua cozinha e dar maior força às suas flores.

Cuidar de flores em casa pode ser uma tarefa simples e econômica com a criação do seu próprio substrato caseiro.

Esse ingrediente é essencial para o crescimento saudável de orquídeas, hortênsias, suculentas e outras plantas de interior. Além de fornecer nutrientes, o substrato caseiro ajuda na retenção de água e na aeração das raízes.

reviver suas orquídeas sem flores
Jardinagem: Crie seu próprio substrato CASEIRO para flores! – Foto: Freepik

O que é substrato vegetal?

O substrato é um material sólido, natural ou sintético, utilizado no cultivo de plantas. Ele substitui o solo convencional e serve como base para as raízes, permitindo o desenvolvimento adequado da planta. Dependendo de sua composição, o substrato pode ser rico em minerais ou materiais orgânicos, contribuindo diretamente para a nutrição das plantas.

Jardinagem: Crie seu próprio substrato CASEIRO para flores!

Criar um substrato caseiro é simples e requer apenas materiais orgânicos que você provavelmente já tem em casa.

Materiais Necessários:

  • Restos de jardim (folhas secas, flores murchas, galhos)
  • Cascas de frutas e vegetais (batata, banana, cenoura, laranja, ovo)

Passo a Passo:

  1. Recolha os Restos : Junte restos de alimentos e materiais do jardim. -se de que não há itens que possam ser acessados ​​rapidamente.
  2. Secagem : Espalhe os resíduos em uma caixa ou superfície plana. Deixe-os secar ao sol por 24 horas, garantindo que fiquem completamente desidratados.
  3. Trituração : Após a secagem, triture os resíduos até obter uma textura semelhante ao pó. Misture com restos do jardim e um pouco de terra de vasos antigos para enriquecer o composto.
  4. Aplicação : Espalhe o substrato sobre o solo das plantas ou crie camadas alternadas com a terra. Regule normalmente após a aplicação.

Benefícios do Substrato Caseiro

O substrato caseiro é uma alternativa rica em nutrientes como cálcio, potássio, fósforo e nitrogênio – essenciais para o crescimento saudável de todas as plantas. Além de ser um fertilizante natural, ele promove uma maior sustentabilidade ao reaproveitar resíduos orgânicos, orgânicos e resíduos.

Com essa prática, suas plantas de interior crescem de forma vigorosa, economizando dinheiro e contribuindo para um ambiente mais verde.