Não é de estranhar que uma sobremesa tão perfeita tenha tantos séculos de história. O pudim, uma iguaria que tem raízes italianas e que os seus primórdios remontam à Roma Antiga, talvez até muito antes. No entanto, o que se sabe começou pelas mãos de um proeminente gourmet romano, Marco Gavio Apício, que, no século I, havia desenvolvido uma receita à base de ovos, mel e leite para obter uma sobremesa coalhada .
O preparo consistia, segundo textos encontrados, em usar uma panela de barro para cozinhar em fogo baixo por longo tempo até a mistura engrossar.
Atualmente, o conceito não está muito longe do que foi feito inicialmente. Apenas alguns ingredientes mudaram e a técnica é muito mais simples. Pudim é uma sobremesa feita de diversas formas e sabores, é tão versátil quanto fácil de fazer, assim como esse pudins de dois chocolates que vamos te ensinar a fazer agora.
1- Para começar, despeje o caramelo no fundo dos moldes que você irá usar. A mesma quantidade em cada um.
2- Em seguida, despeje metade do creme em uma panela junto com metade do leite e logo após, leve ao fogo médio.
3- Adicione 50 g de açúcar mais o chocolate branco e o requeijão.
4- Mexa constantemente com um fouet até levantar fervura. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por mais 1 minuto e em seguida, retire do fogo.
5- O próximo passo é despejar a mistura em cada forma, até a metade.
6- Espere esfriar até a temperatura e posteriormente, leve à geladeira por cerca de 15 minutos.
7- Enquanto isso, repita a operação com o restante dos ingredientes.
8- Despeje o leite e o creme em uma panela. Em seguida, junte o restante do açúcar, o chocolate amargo e o requeijão.
9- Mexa com o fouet e, quando levantar fervura, deixe cozinhar por mais um minuto e pronto.
10-Retire do fogo, deixe descansar e sirva nas forminhas.
11-Para isso, você precisa de um pequeno truque: se derramar a mistura sobre o pudim branco, pode estragá-lo. Coloque uma colher em cima dela de cabeça para baixo e despeje a mistura sobre ela, para que ela caia suavemente.
12-Mais uma vez, deixe esfriar um pouco do lado de fora e leve à geladeira por 5-6 horas.
13- Passado o tempo, retire da geladeira e espere alguns minutos antes de servir cuidadosamente os dois pudins de chocolate.
14- O que você acha desta deliciosa sobremesa como uma boa ideia para o Natal? É fácil de fazer e os ingredientes encontram-se ao virar da esquina. Tome nota e experimente esta receita em casa.
1- O primeiro passo é pegar uma panela e em seguida, esquentar a água . Entretanto, numa frigideira antiaderente ou noutro tacho, em lume médio, junte o açúcar e as gotas de limão. Melhor uma panela com fundo grosso que distribua e transmita bem o calor. Quando o caramelo começar a se formar, acrescente a água fervente, aos poucos e sem parar de retirar.
2- Continuamos no fogo , misturando tudo até ver que os elementos se juntaram perfeitamente. Nessa hora deixamos esfriar.
3- Temos que ficar de olho em todo o processo, pois senão o caramelo pode queimar, sua cor ficará preta e seu sabor amargo.
4- Caso o caramelo tenha ficado muito grosso , voltaríamos a colocar no fogo e adicionar água fervente, bem aos poucos, para não exagerar. Se, ao contrário, estiver muito líquido, voltaremos a aquecê-lo até engrossar.
5- Podemos armazenar o caramelo em um recipiente e mantê-lo na geladeira por algumas semanas, tendo-o disponível a qualquer momento.
6- O açúcar derretido pode atingir uma temperatura de 200º. Por isso, é necessário aplicar certas regras de segurança ao fazer caramelo em casa. Devemos usar utensílios com cabo isolante, pois, com os totalmente metálicos, podemos nos queimar. Também é aconselhável usar a luva. Se quisermos provar o caramelo ou guardá-lo em uma jarra, devemos esperar que esfrie um pouco primeiro.
7- O caramelo líquido é óptimo para adoçar crepes, gelados, bolos, pudins ou mesmo para dar um toque diferente ao café do dia-a-dia.
8- Se tivermos problemas para remover os restos de caramelo da panela ou frigideira que usamos, lavamos com água bem quente. Também podemos optar por cobri-lo com água e colocá-lo no fogo por um momento, lavando-o depois.