Bem Estar

Isso é o que o estresse causa em sua pele e cabelo

Publicado por
Joseane Macedo

Isso é o que o estresse causa em sua pele e cabeloO estresse é uma das doenças mais importantes dos últimos anos.

Está presente na vida da maioria das pessoas e cada um lida com isso de uma forma diferente: há quem a leve com mais calma e controle, mas há outras que vivenciam essa sensação com opressão, preocupação e ansiedade. Todas essas emoções, a longo prazo, afetam nossa pele e cabelos.

Como afeta?

O estresse é considerado um fator desencadeante de várias doenças que afetam significativamente nossa saúde.

Talvez, agora você comece a pensar que aquela espinha que apareceu depois de um dia muito cansativo no trabalho ou aquela alergia repentina pode estar relacionada ao controle do estresse. Se sim, é importante que você cuide dele porque as consequências que pode ter na sua pele são diversas e, em alguns casos, podem deixar marcas para a vida toda.

É o caso da acne, causada por alterações hormonais e mal cuidada, pode piorar e deixar cicatrizes não só físicas, mas emocionais; o envelhecimento causado pela pele seca e a psoríase (inflamação e descamação da pele que geralmente aparece nos cotovelos, cabeça e joelhos) também são sinais de alerta de que as preocupações estão afetando sua saúde.

Com a exposição constante a situações de grande estresse, você não só perde cabelo está condição interrompe o crescimento do folículo pilos, mas também provoca o aparecimento de cabelos grisalhos devido à diminuição da produção de melanina.

Isso é o que o estresse faz a pele e cabelo | Foto: pixabay

Como controlar o estresse?

Aprender a controlá-lo é a melhor arma para combater essas condições. Recomendamos praticar técnicas de relaxamento e exercícios, como ioga. Também é importante evitar o consumo de estimulantes, como tabaco, cafeína e álcool.

Mas, se você sentir que as coisas não estão melhorando, sugerimos que você consulte um profissional de saúde e um especialista em pele. Eles irão orientá-lo no cuidado ideal de sua saúde.

Essa condição tem um efeito negativo em nossa pele, pois causa descamação, pigmentação, ardência, ressecamento e coceira e, em casos mais graves, pode causar acne, queda de cabelo, sudorese excessiva, unhas quebradiças e urticária, segundo o Ministério da Saúde.