Instagram testa nova função de assinatura com pagamento mensal.
O Instagram permitirá que alguns criadores de conteúdo nos Estados Unidos cobrem assinaturas de seus seguidores, tornando mais fácil para os mais populares se interessarem por uma forma de ganhar dinheiro enquanto a plataforma concorre por celebridades digitais.
>>Agora todos podem compartilhar link nos Stories do Instagram; veja tutorial
Como a empresa disse em comunicado, com essa ferramenta de monetização eles buscam fornecer aos criadores uma forma alternativa de aumentar sua renda na rede social e se conectar e interagir com seus seguidores.
Os usuários de mídia social cujas postagens atraem grande público ajudam as plataformas Twitch, YouTube, TikTok e Instagram a gerar receita, então as mídias sociais estão competindo para serem seus locais preferidos.
>>Aprenda truque do Instagram que revela quais contas você está viciado
“As assinaturas são para criadores“, disse o chefe do Instagram, Adam Mosseri, em um vídeo postado no Twitter.
Um pequeno número de criadores de conteúdo do Instagram nos Estados Unidos participará de um teste de assinatura, chamado Instagram Subscriptions, lançado esta semana, disse Mosseri.
>>Saiba como ocultar uma foto do Instagram sem ter que excluí-la
Os criadores selecionados poderão vender assinaturas de conteúdo exclusivo, incluindo transmissões ao vivo.
Serão oferecidas três opções diferentes para acessar esse conteúdo exclusivo.
Por um lado, as Lives do Assinante, serão vídeos ao vivo aos quais os assinantes têm acesso exclusivo. Eles diferem de outros conteúdos ao vivo porque estarão cercados por um círculo roxo, confirmou o CEO do Instagram, Adam Mosseri.
>>Como encontrar um vídeo que você perdeu atualizando o feed do TikTok
As Subscribe Stories, por sua vez, são histórias destinadas apenas aos usuários que se inscreveram nesses canais, que podem interagir com os criadores com o uso de ‘stickers’.
Por fim, o Subscriber Badges é uma opção que permite que os criadores de conteúdo identifiquem seus assinantes por meio de um ícone roxo quando comentam em suas publicações no ‘feed’.
Os criadores que implementarem assinaturas poderão definir um preço mensal de sua escolha e incluir um botão em seu perfil para que seus seguidores possam se tornar assinantes.
“Com o tempo, esperamos expandir esses recursos porque é importante que as assinaturas sejam integradas a toda a experiência do Instagram”, disse Mosseri.
>>Como saber se sua conta do WhatsApp está hackeada
O Instagram também indicou neste comunicado que, assim como o Meta com assinaturas do Facebook, os criadores que usarem essa ferramenta para monetizar seu conteúdo não serão cobrados comissões nessa rede social até 2023.
Esse formato de monetização de postagens complementaria outros serviços de geração de conteúdo existentes, como o Instagram Collabs, um formato de coautoria que permite compartilhar conteúdo de feed e vídeos com outro usuário em uma única postagem.