Instagram prepara um algoritmo que detectará conteúdo publicitário

Instagram prepara um algoritmo que detectará conteúdo publicitário.

Em muitos países, influenciadores e usuários que trabalham com marcas no Instagram e fazem publicações pelas quais recebem algum tipo de remuneração, são obrigados a identificar esse conteúdo como promocional, seja por incluir expressamente a palavra “publicidade” ou rótulos como #ad ou #publi.

Tanto em países onde já existe uma norma a este respeito, como o Reino Unido, e onde era apenas uma recomendação por enquanto, percebe-se que a maioria dos usuários não presta atenção a a norma e que, em muitos casos, publiquem conteúdos pelos quais tenham recebido algum tipo de remuneração -ou contraprestação na forma de brindes, viagens ou similares- sem dizer a seus seguidores que se trata de um conteúdo promocional.

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Por isso, o Instagram está preparando duas novas funcionalidades destinadas a ajudar a cumprir as normas de publicidade nesse sentido. O primeiro é o desenvolvimento de um algoritmo especial que detecta de forma autônoma possíveis conteúdos promocionais.

Quando o algoritmo percebe um conteúdo como possivelmente pago por uma marca, ele enviará um aviso tanto para a empresa quanto para o influenciador indicando quais são as regras específicas da plataforma para poder publicar aquele conteúdo.

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Além disso, o Instagram também está preparando novos sinais de alerta que pedirão aos influenciadores que confirmem se receberam algum tipo de consideração antes de publicar determinado conteúdo.

A empresa já desenvolveu em 2017 uma ferramenta que o usuário pode utilizar para deixar claro que o conteúdo está sendo utilizado por determinada marca. Isso também oferece à empresa que pagou por ele a capacidade de acessar suas estatísticas.

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No entanto, apesar do exercício de honestidade que envolve com seus seguidores, a maioria dos influenciadores não usa essa ferramenta. Será necessário verificar se após a entrada em vigor do regulamento isso se altera e se o Instagram impõe sanções estritas – como o encerramento da conta – a quem não identificar devidamente o conteúdo promocional, ou tudo continua a ser uma mera possibilidade.