Instagram prepara um algoritmo que detectará conteúdo publicitário

Publicado por
Evelin Leone
Instagram prepara um algoritmo que detectará conteúdo publicitário

Instagram prepara um algoritmo que detectará conteúdo publicitário.

Em muitos países, influenciadores e usuários que trabalham com marcas no Instagram e fazem publicações pelas quais recebem algum tipo de remuneração, são obrigados a identificar esse conteúdo como promocional, seja por incluir expressamente a palavra “publicidade” ou rótulos como #ad ou #publi.

Tanto em países onde já existe uma norma a este respeito, como o Reino Unido, e onde era apenas uma recomendação por enquanto, percebe-se que a maioria dos usuários não presta atenção a a norma e que, em muitos casos, publiquem conteúdos pelos quais tenham recebido algum tipo de remuneração -ou contraprestação na forma de brindes, viagens ou similares- sem dizer a seus seguidores que se trata de um conteúdo promocional.

>>Facebook Messenger testa um novo logotipo que se parece com o Instagram

Por isso, o Instagram está preparando duas novas funcionalidades destinadas a ajudar a cumprir as normas de publicidade nesse sentido. O primeiro é o desenvolvimento de um algoritmo especial que detecta de forma autônoma possíveis conteúdos promocionais.

Quando o algoritmo percebe um conteúdo como possivelmente pago por uma marca, ele enviará um aviso tanto para a empresa quanto para o influenciador indicando quais são as regras específicas da plataforma para poder publicar aquele conteúdo.

>>Instagram lança três novos recursos no Reels que já existem no TikTok

Além disso, o Instagram também está preparando novos sinais de alerta que pedirão aos influenciadores que confirmem se receberam algum tipo de consideração antes de publicar determinado conteúdo.

A empresa já desenvolveu em 2017 uma ferramenta que o usuário pode utilizar para deixar claro que o conteúdo está sendo utilizado por determinada marca. Isso também oferece à empresa que pagou por ele a capacidade de acessar suas estatísticas.

>>Instagram irá ocultar comentários ofensivos de forma automática

No entanto, apesar do exercício de honestidade que envolve com seus seguidores, a maioria dos influenciadores não usa essa ferramenta. Será necessário verificar se após a entrada em vigor do regulamento isso se altera e se o Instagram impõe sanções estritas – como o encerramento da conta – a quem não identificar devidamente o conteúdo promocional, ou tudo continua a ser uma mera possibilidade.