Instagram permite criar chatbots usando o API do Facebook Messenger.
O Facebook atualizou a versão beta de sua API – “Application Programming Interface” do Facebook Messenger para que também possa oferecer suporte a mensagens do Instagram, que agora permite que empresas e desenvolvedores integrem as funcionalidades para empresas do Messenger no Instagram, e também usar outros aplicativos e desenvolvimentos de terceiros.
Apenas algumas empresas poderão usar a API do Messenger no Instagram enquanto estiver em beta.
>>Como salvar e reutilizar as músicas utilizadas no Instagram Reels
Isso, na prática, significa que as empresas já poderão programar no Instagram funcionalidades de messaging como a possibilidade de oferecer respostas automatizadas aos usuários, integrar todas as informações ao CRM de uma empresa e até mesmo a integração de chatbots que, por meio do utilização da Inteligência Artificial, melhora consideravelmente o atendimento oferecido aos clientes e potenciais clientes por meio deste canal.
Desde 2016, o Facebook permite a integração dessas ferramentas que oferecem respostas automatizadas aos usuários no Messenger, e agora ao abrir sua API estende essa funcionalidade para mensagens do Instagram. A mudança ocorre apenas algumas semanas depois de anunciar a integração entre o Messenger e as mensagens do Instagram, que os usuários podem usar para enviar e receber mensagens em ambas as plataformas alternadamente.
Assim, uma mensagem enviada pelo Messenger pode ser respondida pelo Instagram, e vice-versa, por meio de um sistema de comunicação comum. O Facebook planeja que as mensagens pelo WhatsApp também sejam integradas a esse sistema ao longo de 2021, embora não haja uma data oficial específica.
Em qualquer caso, o uso da API do Messenger no Instagram ainda não permite a comunicação entre plataformas. Ou seja, se um chatbot for desenvolvido para o Facebook Messenger, ele não funcionará automaticamente para mensagens do Instagram. Você teria que criar outro especificamente para esta ferramenta.
>>iOS 14: para que você possa ocultar os aplicativos instalados no seu iPhone
A melhoria, portanto, consiste no fato de as mensagens do Instagram passarem a ter a possibilidade de criar serviços mais específicos para empresas.
A API do Messenger já pode ser usada por algumas empresas que fazem parte do programa beta-tester do Facebook. Outros incluem Adidas, H&M, Michael Kors e Sephora. Uma vez que o período beta acabou, a API pode ser usada por todas as empresas que a desejarem, embora também não haja uma data oficial para isso.
>>Facebook Messenger testa um novo logotipo que se parece com o Instagram