Instagram

Instagram fará mudança importante no seu algoritmo

Publicado por
Jerffeson Brandao

Instagram fará mudança importante no seu algoritmo. 2022 parece ser um ano cheio de novidades para o Instagram.

Tendo alterado suas hashtags para que os usuários possam se conectar melhor, a rede social anunciou que seu algoritmo também terá algumas modificações.

Uma dessas mudanças está relacionada ao conteúdo original. A partir de agora, o Instagram priorizará postagens de criadores de conteúdo que carregam vídeos e fotos originais.

Instagram quer conteúdo original em sua plataforma

Adam Mosseri, atual chefe do Instagram, anunciou em seu perfil no Twitter que os criadores de conteúdo são extremamente importantes para o futuro do Instagram . Para lhes dar a atenção que merecem, a plataforma em questão tentará garantir a máxima visibilidade possível para eles.

Em suma, o algoritmo do Instagram será capaz de reconhecer quando o conteúdo foi criado “desde o início”. Quando um vídeo não foi baixado de outra plataforma, o Instagram aumentará sua exposição em até 200% .

O conteúdo reciclado chegou ao fim no Instagram?

Sabe-se que 80% dos vídeos que podem ser vistos no Instagram, principalmente aqueles que estão localizados na seção chamada “rolos”, são provenientes de outras plataformas.

Perdendo terreno para o TikTok há alguns anos, o Instagram não conseguiu igualar os recursos e ferramentas oferecidos por essa plataforma, então os usuários costumam baixar vídeos do TikTok para compartilhar no Instagram.

Essa situação tem sobrecarregado a rede social, pois de 10 vídeos que podem ser vistos no Instagram, 8 têm a marca d’água TikTok em um dos cantos do vídeo.

Essa penalidade pode ser evitada se um vídeo for baixado sem marca d’água?

De acordo com o que o atual SEO do Instagram explicou, o algoritmo detectará automaticamente quando a marca d’água for removida de um vídeo do TikTok.

Em outras palavras, os usuários que baixarem vídeos do TikTok sem marca d’água e depois os carregarem no Instagram terão uma redução de até 90% no alcance.

Sem mais nada a acrescentar nesse sentido, essa mudança no algoritmo do Instagram começaria a ser aplicada progressivamente no final de abril.