Recentemente, Prabhakar Raghavan, vice-presidente do Google, revelou que 40% dos jovens internautas que procuram um lugar não têm o Google Maps como primeira alternativa, mas optam por ir ao TikTok ou ao Instagram . A rede social Meta parece estar ciente da tendência e agora está capitalizando com o lançamento de uma atualização. Mark Zuckerberg informou que a partir de hoje o aplicativo oferecerá uma nova experiência com mapas dinâmicos e buscas geolocalizadas.
Até agora, os mapas do Instagram se limitavam a exibir postagens. Com a novidade, os usuários poderão pesquisar lugares populares da região, filtrar por categorias específicas e encontrar espaços de interesse por meio de hashtags.
“Estamos apresentando um novo mapa de busca no IG hoje. Agora você pode descobrir negócios locais populares perto de você e filtrar por categoria”, indicou o CEO da Meta em um story de sua conta no Instagram.
Os mapas interativos têm uma operação simples. Você pode descobrir lugares clicando nas tags de localização das postagens do feed ou nas histórias. Você também pode pesquisar com o nome de um local específico na seção Explorar.
Além disso, as pessoas terão a opção de salvar locais, além de compartilhá-los com mensagens diretas para contatos ou grupos.
Mark Zuckerberg anunciou, a partir da sua conta oficial do Instagram, que a rede social terá um novo sistema de pagamento a partir de mensagens diretas. A ferramenta será um meio para comprar produtos de pequenas empresas e sem a necessidade de sair do aplicativo. Com isso, a empresa propõe um sistema de e-commerce social bastante didático e intuitivo.
Para comprar produtos no Instagram com o novo sistema de e-commerce, os usuários terão que enviar uma mensagem direta para a empresa de seu interesse.