O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está convocando aproximadamente 4,3 milhões de aposentados e pensionistas para realizar a prova de vida até março deste ano. Essa convocação é destinada aos segurados que não tiveram a comprovação de vida efetuada devido à ausência de dados nos registros do órgão.
Para alertar sobre a necessidade da prova de vida, o INSS enviará notificações por meio do aplicativo Meu INSS, Central 135 e/ou notificação bancária.
Já foram notificadas 3.089.043 pessoas nascidas em janeiro e fevereiro. Agora, chegou a vez de 1.262.514 segurados que comemoram o aniversário em março e estão há mais de 12 meses sem realizar a prova de vida.
INSS convoca beneficiários para realizar PROVA DE VIDA
É crucial que todos os beneficiários que receberem a notificação tomem as medidas necessárias, acessando o Meu INSS ou dirigindo-se ao banco onde recebem o benefício para efetuar a prova de vida.
Os aposentados ou pensionistas têm a opção de realizar a prova por meio do aplicativo ou site Meu INSS, na rede bancária ou em uma agência do INSS.
O que vale como comprovante:
- Acesso ao aplicativo Meu INSS ou a aplicativos certificados com controle de acesso
- Atendimento em Agência da Previdência Social
- Recebimento de pagamento de benefício com biometria
- Contratação de empréstimo consignado com biometria
- Atualizações no Cadastro Único (CadÚnico)
Servidores Públicos
A prova de vida para servidores públicos federais inativos e pensionistas da União deve ser realizada nos aplicativos Sougov.br e Gov.br ou na agência bancária responsável pelo pagamento. O procedimento deve ocorrer no mês de aniversário do servidor ou beneficiário. Fique atento e não deixe de cumprir essa obrigação para garantir o recebimento do seu benefício.