Os aposentados e pensionistas do Instituo Nacional do Seguro Social – INSS devem ficar atentos, pois entre os dias 24 de abril e 8 de maio, deve ser paga a primeira parcela do 13º décimo terceiro salário do INSS, segundo as informações divulgadas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.
Para que as datas sejam estabelecidas, elas necessitam de um decreto do presidente Jair Bolsonaro. “A previsão é de que a antecipação esteja disponível a partir da folha de pagamento de abril, entre os dias 25 de maio e 5 de junho”, disse a secretaria.
O secretário especial da Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, chegou a falar que a primeira parcela do 13º seria paga entre o final de março e o começo de abril.
Normalmente, a antecipação acontece no segundo semestre. Porém diante do atual cenário incontrolável provocado pela pandemia do novo coronavírus Covid-19, o governo tem a anunciado um série de medidas e uma delas foi a antecipação de 50% do benefício.
Vale lembrar que as datas de pagamento acontecem de acordo com valor a ser recebido e o número final do benefício, sem considerar o dígito. Por exemplo, se o número é 123.456.789 – 0, desconsidere o 0 (dígito). O número final é 9. Os primeiros a receber são os segurados que ganham até um salário mínimo.
Pra saber quando vai receber a antecipação veja o calendário abaixo:
O direito à esta remuneração é para todos que durante o ano receberam um desses auxílios:
- Aposentadoria
- Pensão por morte
- Auxílio-doença auxílio-acidente
- Auxílio-reclusão
- Salário-maternidade
Vale destacar que as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não têm direito ao 13° salário do INSS.
Com a antecipação do décimo terceiro para este público, a expectativa do governo federal é de que faça a injeção de R$ 23 bilhões na economia na tentativa de estimular a compra e movimentação de dinheiro no país.