INSS libera novas datas de pagamentos – veja calendário atualizado! | Nesta sexta-feira, dia 25 de agosto, o Instituto Nacional do Seguro Social, conhecido popularmente como INSS, iniciou o pagamento dos benefícios deste mês para os aposentados, pensionistas e demais beneficiários que recebem até o valor de um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.320.
Um universo de mais de 26 milhões de pessoas aguarda pelo depósito, que será realizado até o dia 8 de setembro.
Uma informação importante que o INSS divulgou é que o calendário de pagamento é organizado de acordo com o último número presente no cartão do beneficiário, sem a necessidade de levar em conta o dígito verificador, o que pode facilitar a vida de muitos na hora de conferir as datas. Para os beneficiários com o número final 1, por exemplo, o pagamento já foi efetuado. A sequência segue para os números finais 2, 3 e assim por diante, sempre em dias úteis.
Aqueles que recebem valores superiores ao salário mínimo, que somam mais de 12 milhões de beneficiários, terão seus pagamentos iniciados na próxima sexta-feira, dia 1º de setembro. O sistema é um pouco diferente neste caso: os primeiros a terem acesso serão aqueles cujo final do benefício é 1 ou 6.
Datas de pagamentos de agosto do INSS
Benefícios de até 1 salário mínimo:
- Final 1: 25 de agosto
- Final 2: 28 de agosto
- Final 3: 29 de agosto
- Final 4: 30 de agosto
- Final 5: 31 de agosto
- Final 6: 1º de setembro
- Final 7: 4 de setembro
- Final 8: 5 de setembro
- Final 9: 6 de setembro
- Final 0: 8 de setembro
Benefícios acima de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 1º de setembro
- Finais 2 e 7: 4 de setembro
- Finais 3 e 8: 5 de setembro
- Finais 4 e 9: 6 de setembro
- Finais 5 e 0: 8 de setembro
Como verificar seu pagamento
Para os interessados em confirmar o montante a receber, é simples. O INSS oferece o aplicativo e portal “Meu INSS“, onde é possível selecionar a opção “Extrato de pagamento de benefício” e obter todos os detalhes.
Além disso, para quem prefere um atendimento mais direto, o INSS disponibiliza a central telefônica 135. Funcionando de segunda a sábado, das 7h às 22h, o serviço é prático: basta ter em mãos o CPF e confirmar algumas informações básicas para ter acesso ao valor do benefício.