INSS inova e cria alternativa para beneficiários entregar documentos.
O INSS criou uma alternativa para que os beneficiários e segurados possam cumprir as exigências, como entrega de documentos, por exemplo.
Como as agências estão fechadas em virtude da crise, os segurados do Instituto que estão com exigência para ser cumprida poderão entregar cópia da documentação num sistema semelhante ao “Drive thru”, chamado Exigência Expressa. Ou seja, o beneficiário não vai precisar descer do carro para entregar a documentação. Essa é uma opção para os segurados que estiverem com dificuldade em anexar seus documentos pelo Meu INSS (no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares).
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As exigências são emitidas quando durante a análise do benefício é verificada a necessidade de apresentação de documentação adicional para conclusão do processo.
A Exigência Expressa foi disponibilidade num primeiro momento em São Paulo como um projeto-piloto e está em estudo para expandi-lo para o resto do País. As exigências feitas aos segurados continuam podendo ser cumpridas anexando a documentação pelo Meu INSS.
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Para saber quais documentos devem ser apresentados, o interessado deve consultar o telefone 135, o Meu INSS, no site ou no aplicativo para celulares ou entrar em contato com os plantões cujos telefones e endereços de emails constam nas portas das agências. Depois, se optar pela Exigência Expressa, basta colocar uma cópia dessa documentação em um envelope e deixá-lo nas urnas que estão disponíveis nas unidades do INSS no Estado de São Paulo. É imprescindível que as cópias estejam legíveis e sem rasuras.
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Dentro do envelope, além da cópia da documentação solicitada na exigência, deverá haver a cópia de um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Habilitação) do segurado. Também deverá estar uma declaração de próprio punho assinada pelo segurado se responsabilizando pela autenticidade e veracidade das informações prestadas.
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O envelope poderá ser entregue em qualquer uma das agências do INSS em São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13 horas. Não há necessidade de agendamento prévio para a entrega. Não há contato físico durante a entrega e o segurado não receberá nenhum número de protocolo. A cópia dessa documentação não será devolvida. O instituto ressalta que não aceitará documentos originais.
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– Nome completo do segurado;
– CPF do segurado;
– Endereço completo com CEP;
– Número do telefone do segurado com o DDD, ou telefone para recado com o nome de quem o receberá;
– Endereço de e-mail, se tiver;
– Data em que o envelope está sendo deixado na agência
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Após a entrega da documentação, o segurado pode acompanhar o andamento do processo pelo aplicativo para celular ou site Meu INSS e pelo telefone 135.
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O Exigência Expressa não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS, no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares.
Veja abaixo o modelo de autodeclaração e a lista de agências para entrega dos documentos:
Autodeclaração
Lista de agências de agências que receberão as exigências