Os antigos e novos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem receber uma ótima notícia em março. De acordo com Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, o governo vai fornecer um novo cartão com vários benefício para esse grupo de brasileiros. O anúncio foi realizado na última segunda-feira, dia 6 de janeiro.
O nome do dispositivo será Cartão do Beneficiário e precisa que a pessoa seja segurada do INSS para ter o direito de receber. A previsão de entrega do novo cartão está marcada para março, mas ainda é necessário esperar a oficialização. Contudo, ele promete ser um produto bem interessante e prático para todos os cidadãos que terão direito.
Primeiramente, vale destacar que os beneficiários do INSS já possuem acesso aos programas do governo federal, de municípios e dos estados da federação. No entanto, o dispositivo inova em trazer mais possibilidades para essas pessoas.
De acordo com Lupi, o cartão vai dar acesso a serviços como:
O cartão terá um QR Code e ficará disponível para os mais de 37,5 milhões de aposentados e pensionistas que existem atualmente no Brasil. “O beneficiário vai poder pegar metrô do Rio, São Paulo e Ceará. Ou andar de ônibus. Em vez de cada local tirar uma autorização, esse cartão vai ter uma validade nacional”, afirmou o ministro em pronunciamento coletivo.
A novidade está sendo desenvolvida pelo governo federal em parceria com a Caixa Econômica e com o Banco do Brasil. Bancos privados também poderão participar do processo de validação do novo cartão do INSS.
Além disso, segundo o ministro, mais parcerias podem ser firmadas a fim de promover acesso a shows, teatro, cinema e várias outras atividades de caráter público o privado. Até mesmo descontos em compras online ou presenciais poderão integrar o rol de possibilidades dentro do novo cartão.
Se você ficou interessado em ter o novo Cartão do Beneficiários do INSS em mãos, saiba que ele deve ser lançado apenas no mês de março, mas ainda não possui uma data definida para ser a oficial.
O processo de solicitação deve ser automático e cada pensionista, segurado ou aposentado do INSS deverá receber uma unidade em sua casa. Contudo, por hora é necessário aguardar as novas instruções sobre o assunto.