INSS faz alerta sobre novas notificações que estão sendo enviadas aos aposentados e pensionistas.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem enviado diversas notificações todos os dias para seus segurados e beneficiários por meio do aplicativo Meu INSS, SMS e email.
>INSS publica novas regras para pagar BPC: saiba quem tem direito
De acordo com o órgão, são informes sobre a reabertura gradual das agências, os serviços disponíveis e procedimentos necessários para o atendimento presencial.
O objetivo é informar o máximo sobre as novas medidas que estão sendo implantadas nesse período de pandemia para que o cidadão obtenha um melhor atendimento e somente se dirija a uma agência quando for realmente necessário e após realizar agendamento pela Central 135 ou pelo Meu INSS.
>Novo Pente-fino do INSS pode suspender benefícios: descubra se você foi convocado
Desde segunda-feira (14/09), o INSS inciou a reabertura gradual das agência. E, por enquanto, sem o serviço de perícia médica até que sejam atendidas as exigências dos Médicos Peritos.
Após mais de cinco meses de atendimento remoto, os segurados devem ficar atentos às mudanças para evitar sair de casa sem necessidade. Para evitar aglomeração, e visando a saúde de servidores e segurados, as agências manterão regime de atendimento diferenciado.
>RESPOSTA: quem recebe aposentadorias e pensões do INSS este mês
Nesta primeira etapa da retomada, as agências atenderão apenas segurados agendados e em horário reduzido, das 7h às 13h. Serão priorizados os seguintes atendimentos: avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.
Para todos os serviços, o segurado deve realizar o agendamento pelo Portal Meu INSS (site gov.br/meuinss e aplicativo) ou pelo telefone 135. Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde.
>INSS: Agências do retomam atendimento presencial a partir de hoje (14)
Para saber se uma agência em sua cidade está aberta, acesse o portal covid.inss.gov.br.
Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento, continuam disponíveis pelos canais remotos: o Portal Meu INSS (site gov.br/meuinss e aplicativo) e o telefone 135.
>Atenção aposentados e pensionistas: INSS marca nova data para reabrir agências
Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado, atendendo aos cidadãos que têm dúvidas em relação ao uso dos canais remotos de atendimento.