INSS envia carta convocatória por esse motivo; saiba o que fazer. A carta convocatória, também chamada de “comunicado de exigência” do INSS, como o próprio nome sugere, busca convocar os segurado a atualizarem dados cadastrais inconsistentes. Neste artigo, vamos explicar como proceder caso recebam o chamado com esse método.
Vale lembrar que, o prazo para efetuar a atualização será de 60 dias após o recebimento da convocação. Os beneficiários que não realizarem a atualização do cadastro, podem ter o pagamento suspenso.
Além disso, caso não entrem em contato nos próximos 60 dias após o primeiro prazo estabelecido, estes perderão o pagamento do benefício definitivamente.
Antes de tudo, as cartas chegam aos segurados de forma física ou, também, por meio digital disponíveis no aplicativo dos Correios. A visualização se dá por meio do aplicativo, na aba de “Minhas Mensagens”.
A partir disso, os documentos a seguir devem ser providenciados:
Mas, atenção: para casos de beneficiários que recebem pensão por morte, os mesmos devem enviar os documentos listados acima do segurado que faleceu, bem como de seus dependentes.
É indicado que os beneficiários tentem conseguir a documentação por meio de órgãos públicos. Mas, se não conseguir, é possível fazer uma declaração, por escrito, informando que não possui o documento solicitado.
Caso o envio dos documentos não aconteça por meio do aplicativo, o INSS sugere que a procura de uma agência, para atendimento presencial. Porém, é preciso fazer agendamento por meio telefone 135.