Tá liberado: INSS ensina onde agendar atendimento presencial em qualquer agência. Desde segunda-feira (14/03) desta semana, está liberado o agendamento para atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). Contudo, os serviços continuam disponíveis também de forma digital.
Sendo assim, qualquer cidadão pode comparecer nas agências, contando que tenha hora marcada. Podem ser realizados serviços como pedidos de aposentadoria, pensão por morte e emissão de certificados (confira abaixo como fazer o agendamento).
Portanto, vale lembrar que todos os serviços também continuam disponíveis de forma digital, sem a necessidade de deslocamentos e espera.
Até então, o INSS disponibiliza mais de 90 serviços pelos canais remotos.
Somente a partir de abril, será possível procurar uma agência do INSS sem agendamento. Mas apenas nos casos excepcionais, em que o segurado não tenha acesso à internet ou telefone, para realizar agendamento ou esclarecimento de dúvidas. As unidades que vão prestar este tipo de atendimento serão definidas após o dia 30 de março.
Pelo site ou aplicativo Meu INSS, é possível solicitar serviços e benefícios, como pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte; pedido do salário maternidade; de auxílio doença; consulta à revisão do benefício; pedido de recurso de benefício; e certidão de tempo de contribuição.
Além disso, pela ferramenta é possível enviar a documentação digitalizada, escaneada ou fotografada pelo celular. Após realizar a solicitação, o cidadão pode acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido.