TĂĄ liberado: INSS ensina onde agendar atendimento presencial em qualquer agĂȘncia. Desde segunda-feira (14/03) desta semana, estĂĄ liberado o agendamento para atendimento presencial nas agĂȘncias do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). Contudo, os serviços continuam disponĂveis tambĂ©m de forma digital.
Sendo assim, qualquer cidadĂŁo pode comparecer nas agĂȘncias, contando que tenha hora marcada. Podem ser realizados serviços como pedidos de aposentadoria, pensĂŁo por morte e emissĂŁo de certificados (confira abaixo como fazer o agendamento).
Portanto, vale lembrar que todos os serviços tambĂ©m continuam disponĂveis de forma digital, sem a necessidade de deslocamentos e espera.
Até então, o INSS disponibiliza mais de 90 serviços pelos canais remotos.
Atendimento sem agendamento prévio
Somente a partir de abril, serĂĄ possĂvel procurar uma agĂȘncia do INSS sem agendamento. Mas apenas nos casos excepcionais, em que o segurado nĂŁo tenha acesso Ă internet ou telefone, para realizar agendamento ou esclarecimento de dĂșvidas. As unidades que vĂŁo prestar este tipo de atendimento serĂŁo definidas apĂłs o dia 30 de março.
Como agendar atendimento para o INSS
O agendamento pode ser feito:
- Pelo site Meu INSS;
- Pelo aplicativo para celulares Meu INSS, disponĂvel para download na PLAY Store e na Apple Store;
- Pelo telefone 135, de segunda a sĂĄbado, das 7h Ă s 22h.
Serviço digitalÂ
Pelo site ou aplicativo Meu INSS, Ă© possĂvel solicitar serviços e benefĂcios, como pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefĂcio assistencial e pensĂŁo por morte; pedido do salĂĄrio maternidade; de auxĂlio doença; consulta Ă revisĂŁo do benefĂcio; pedido de recurso de benefĂcio; e certidĂŁo de tempo de contribuição.
AlĂ©m disso, pela ferramenta Ă© possĂvel enviar a documentação digitalizada, escaneada ou fotografada pelo celular. ApĂłs realizar a solicitação, o cidadĂŁo pode acompanhar, com o nĂșmero do protocolo de requerimento, o andamento do pedido.