Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começarão a receber a segunda parcela do décimo terceiro a partir desta sexta-feira, 24 de maio. Este pagamento beneficiará mais de 33,6 milhões de segurados até o dia 7 de junho, seguindo o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). Abaixo, você encontra todos os detalhes sobre esse pagamento.
Os pagamentos começam pelos segurados que recebem até um salário mínimo. Aqueles que ganham mais de um salário mínimo começarão a receber a partir do dia 3 de junho. Veja o calendário completo abaixo.
O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro está disponível desde abril. Para consultar:
Para quem não tem acesso à internet, é possível consultar pelo telefone 135. Neste caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados pessoais. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
A antecipação do décimo terceiro salário foi decretada em março. Este é o quinto ano consecutivo que os segurados do INSS recebem o décimo terceiro antes das datas tradicionais (agosto e dezembro). A antecipação começou em 2020 e 2021 devido à pandemia de COVID-19 e continuou em 2022 e 2023 com pagamentos em maio e junho.
Segundo o Ministério da Previdência, a antecipação injetará R$ 67,6 bilhões na economia. Desse total, R$ 33,92 bilhões correspondem à segunda parcela, paga entre o fim de maio e início de junho. A primeira parcela, paga no fim de abril e início de maio, corresponde ao restante do valor.
A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na segunda parcela. Aqueles que passaram a receber o benefício após janeiro terão o valor calculado proporcionalmente.
Segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor, calculada de acordo com a duração do benefício. Beneficiários de programas assistenciais, como o Bolsa Família, não têm direito ao décimo terceiro.
Se precisar de mais informações ou tiver dúvidas, acesse o site do Meu INSS ou ligue para o telefone 135.