INSS alerta que golpistas estão usando Prova de Vida com isca | O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) alertou que golpistas estão se passando por servidores do instituto para conseguir os dados pessoais dos aposentados e pensionistas, usando como isca a Prova de Vida.
De acordo com INSS, as abordagens podem ocorrer de 5 formas diferentes. Por isso os segurados precisam ficar de olhos bem abertos para que não sejam as próximas vítimas.
Segundo o órgão federal, criminosos estão entrando em contato com segurados por: carta, e-mail, telefonema, mensagem de WhatsApp ou mensagem de SMS.
Ainda conforme informou o INSS, nos contatos, os golpistas solicitam dados pessoais e fotos de documentos para que não ocorra um suposto “bloqueio nos pagamentos”. É tudo mentira para tentar enganar os segurados, que logo entram em desespero e acabam fornecendo dados.
Em alguns casos, os criminosos chegam a enviar links para que o segurado realize a biometria facial. A pessoa que fala é muito segura e pode até passar algum dado pessoal do segurado com a intenção de fazer as vítimas acreditarem.
Por conta disso, o INSS alerta faz um alerta importante a todos os aposentados e pensionistas para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. Não envie seus dados pessoais, fotos, documentos e não clique em links enviados por mensagem!
Se a abordagem for por mensagem de texto, bloqueie o número de telefone. “O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida nem manda links por mensagem para a realização de biometria facial”, diz o INSS.
Nos contatos feitos pelo INSS, o segurado pode receber um e-mail automático do Meu INSS sobre o andamento do seu pedido ou cartas registradas via Correios. Por isso, é importante manter o seu cadastro junto ao INSS sempre atualizado com os dados para contato. A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135.
Por sua vez, quando é o segurado quem entra em contato com o INSS, o Instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade e para que seja respeitado o sigilo das informações. Caso o cidadão tenha sido notificado e tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS para obter mais informações e confirmar a veracidade da comunicação recebida.
1- O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp, bem como outros canais de mensagem.
2- O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular). Portanto, o segurado jamais deve enviar documentos por e-mail.
3- O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links. Apenas informa sobre o andamento dos processos no Meu INSS.
5- Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.