INSS alerta aposentados para novo GOLPE em 3 passos

Esta semana veio à tona um novo esquema de golpes contra aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

De acordo com o instituto, golpistas estão se passando por servidores do INSS para obter dados pessoais dos segurados, usando como isca a Prova de Vida. Confira como funciona para não cair no golpe.

As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular (WhatsApp ou SMS).

Embora o modus operandi dos golpistas se baseie em outros golpes vistos antes, neste caso eles adicionam um extra que pode ser definitivo para a vítima cair diretamente no golpe. Por esse motivo, acreditamos ser conveniente você conferir a revelação do INSS para evitar cair nela.

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INSS alerta aposentados para novo GOLPE em 3 passos
INSS alerta aposentados para novo GOLPE em 3 passos | © DR

Do que se trata esse novo golpe?

Já dissemos que os métodos usados ​​pelos golpistas não são tecnicamente novos, embora pareça um pouco mais recente misturar duas metodologias de fraude em uma. E é que se aproveitam de carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular (WhatsApp ou SMS) para os aposentados e pensionistas.

INSS revela novo Golpe em 3 passos:

Passo 1 do golpe: Primeiro, a vítima recebe uma mensagem alertando-a sobre o bloqueio de sua conta. No contato, os golpistas solicitam dados pessoais e fotos de documentos para que não ocorra um suposto “bloqueio nos pagamentos”.

Passo 2 do golpe: Em alguns casos, chegam a enviar links para que o segurado realize a biometria facial.

Passo 3 do golpe: A pessoa que fala é muito segura e pode até passar algum dado pessoal do segurado com a intenção de dissimular a farsa e tirar dinheiro dos aposentados e pensionistas.

Assim, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. Se a abordagem for por mensagem de texto, bloqueie o número de telefone. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida nem manda links por mensagem para a realização de biometria facial.

8 informações do INSS para não cair nestes golpes

Para evitar cair nesse tipo de golpe, é importante ficar atento às dicas:

1- O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem.

2- O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular). O segurado jamais deve enviar documentos por e-mail.

3- O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links. Apenas informa sobre o andamento dos processos no Meu INSS.

4- A biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br.

5- Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e também pode ser verificada pelo telefone 135.

6- A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento).

7- Quando alguém liga para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou.

8- Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

O que fazer em caso de tentativa de golpe

Tentativas de golpes devem ser denunciadas à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135. Caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).

Veja como é realizada a comunicação do INSS com o segurado:

Nos contatos feitos pelo INSS, o segurado pode receber um e-mail automático do Meu INSS sobre o andamento do seu pedido ou cartas registradas via Correios. Por isso, é importante manter o seu cadastro junto ao INSS sempre atualizado com os dados para contato. A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135.

Por sua vez, quando é o segurado quem entra em contato com o INSS, o Instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade e para que seja respeitado o sigilo das informações.

Caso o cidadão tenha sido notificado e tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS para obter mais informações e confirmar a veracidade da comunicação recebida.