Na busca por uma carne macia e perfeita, os grandes chefs aprenderam alguns truques caseiros que no início eram segredo, mas, com o tempo, decidiram compartilhá-los com o mundo para que todos possam desfrutar de um bom corte.
Quando você cozinha carne, deseja que o resultado seja macio e suculento, mas por algum motivo ela às vezes fica muito dura, estragando o prato. Certamente, esse resultado faz você pensar que há algo que você não está fazendo certo: pode ser que às vezes você não trate com delicadeza e jogue direto na panela sem prestar muita atenção ao preparo e tempero.
Neste post damos-lhe alguns métodos para aprender a amaciar a carne e saboreá-la sempre tenra e saborosa. Sem mais delongas, a seguir, deixamos 5 métodos para amaciar o corte antes de cozinhá-lo e saboreá-lo.
Tome nota de como amaciar a carne
Queremos oferecer-lhe 5 métodos simples para amaciar a carne com os quais obterá uma carne muito mais macia e por isso… será muito mais deliciosa!
Método 1: sal na hora certa
Para garantir que os pratos não fiquem sem graça, o primeiro passo que você certamente seguirá antes de começar a cozinhar é salgar os ingredientes, neste caso a carne, para dar sabor à receita. No entanto, adicionar sal no início do cozimento faz com que os sucos da carne sequem e, portanto, fiquem mais duros.
Por isso, recomendamos colocar o sal na carne antes de servi-la. Assim conserva melhor seu suco, que é a fonte do sabor, e permite que sua textura fique mais macia e tenra.
Método 2: amaciar a carne com leite
Este segundo método envolve previsão, mas se você quiser garantir que a carne esteja macia, é a melhor opção. Marinar a carne no leite por algumas horas antes do preparo, além de não alterar em nada o sabor, permite amolecê-la. E não só se consegue com leite, como também se pode marinar a carne em sumos de fruta (maçã ou limão, por exemplo), em vinagre de maçã ou mesmo em cerveja. Só é preciso ficar atento que, nesse caso, esses sucos podem alterar o sabor da carne, o que pode funcionar muito bem para determinadas receitas.
Método 3: cozinhar
Já aconteceu com você que, depois de virar a carne algumas vezes, ela endurece imediatamente? Se a resposta for sim, é porque você provavelmente cozinha no fogo máximo. A melhor maneira de deixar a carne macia é cozinhá-la lentamente.
Método 4: Bata a carne com um martelo
Este é talvez o método mais utilizado no mundo. O objetivo de cada golpe é achatar a carne e quebrar as fibras que compõem os diferentes tecidos. Isso permitirá que seja mastigado por todos os membros da família. Se você não tiver um macete ou amaciante, pode embrulhar a peça em filme plástico e bater com o fundo de uma panela ou rolo.
Se o filé for muito grosso, além de dar um bom golpe, podem ser feitos cortes na superfície para permitir que o calor penetre rapidamente por dentro, cozinhe mais rápido e fique mais macia.
Método 5: Mamão, Abacaxi e Bicarbonato
Há algum tempo é possível encontrar no mercado produtos feitos com enzimas que vêm de algumas plantas e que são responsáveis por digerir as proteínas e, assim, amaciar a carne. É o caso da papaína, proveniente do mamão, e da bromelaína, encontrada no abacaxi. Por serem produtos industriais, devem ser utilizados de acordo com as instruções. O bicarbonato de sódio aumenta o pH da carne e impede a ligação da proteína. Basta submergir a carne em uma solução de água e bicarbonato por 15 minutos para fazer efeito.
Método 6: Ferva a carne
Outro truque culinário é fervê-lo por um longo período para que a peça fique macia e suculenta para preparar ensopados ou caçarolas.