Termina na próxima sexta-feira (14) o prazo para que candidatos que faltaram à edição de 2022 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) possam justificar a ausência. Essa medida é necessária para que os participantes possam se inscrever gratuitamente no Encceja 2023.
A justificativa deve ser acompanhada de documentos que comprovem o motivo da ausência, datados e assinados. Caso o candidato não apresente justificativa, será necessário pagar uma taxa de R$40 ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova.
As solicitações serão analisadas pelo Inep, e o resultado deve ser divulgado a partir de 24 de abril, iniciando-se o prazo para recurso. O processo deve ser realizado por meio do Sistema Encceja.
Aqueles que tiverem a justificativa de ausência aprovada estarão aptos a se inscrever gratuitamente no Encceja 2023. As inscrições para o exame serão realizadas entre os dias 22 de maio e 2 de junho.
O Encceja é uma iniciativa que visa possibilitar a retomada da trajetória escolar por jovens e adultos que, por algum motivo, não concluíram os estudos na idade apropriada. Aqueles que forem aprovados no exame poderão ter acesso a certificados de conclusão dos ensinos fundamental e médio.
É importante lembrar que o prazo para justificar a ausência é válido apenas para a edição de 2022 do Encceja. Para os anos anteriores, os candidatos que faltaram ao exame deverão seguir outras orientações.