Imposto de Renda: Veja como antecipar a restituição seguindo esse passo a passo
A restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) é um momento bastante aguardado pelos contribuintes. A Receita Federal já definiu a data de início da restituição, que será no dia 31 de maio de 2023. A partir dessa data, aqueles que tiveram direito poderão conceder o saldo pago em excesso pelo imposto.
A estimativa pela Receita Federal é de que cerca de 38 milhões de contribuintes prestam contas ao Fisco até o prazo estipulado, que é o dia 31 de maio de 2023. Concluída esta etapa, inicia-se o primeiro lote da restituição do IRPF.
De acordo com a Receita Federal, um montante aproximado no valor de R$ 300 milhões deve ser liberado por meio da restituição do IRPF. Deste total, R$ 196.597.938,60 devem ser pagos exclusivamente aos contribuintes que compõem o grupo prioritário.
O grupo prioritária é composto por:
É importante destacar que o contribuinte tem a chance de antecipar a restituição do IRPF por meio de duas alternativas. A primeira é o uso da declaração pré-preenchida para aqueles que ainda não prestaram contas ao Fisco. A segunda é o registro da chave Pix no sistema da Receita Federal, desde que o número cadastrado seja o CPF.
Com a declaração pré-preenchida, o contribuinte tem acesso a um formulário que já contém informações prévias sobre a sua situação fiscal, o que pode agilizar o processo de prestação de contas. Já a inclusão da chave Pix no sistema da Receita Federal permite que o pagamento seja feito com mais rapidez.
Para antecipar a restituição utilizando a declaração pré-preenchida e a chave Pix, é necessário seguir esse passo a passo:
Veja também: Imposto de Renda 2023: quando sai a restituição?