Com o prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda (IR) 2023 já aberto desde o dia 15 de março, é importante estar atento às novidades deste ano em relação à restituição do imposto. Dentre as mudanças, destaca-se a criação de novas categorias de contribuintes prioritários para receber a restituição.
A restituição do Imposto de Renda será paga na conta bancária cadastrada na declaração do IR pelo contribuinte. No entanto, é possível cadastrar uma chave Pix para receber mais rapidamente. O cadastro da chave Pix também ajuda na confiabilidade do cadastro, e a Receita Federal também priorizará os contribuintes que se cadastrarem para receber a restituição.
Além disso, neste ano, pessoas que optarem pela declaração pré-preenchida e escolherem receber uma restituição via Pix também serão priorizadas. É importante ressaltar que a declaração pré-preenchida é uma funcionalidade que permite que a Receita Federal tenha acesso a informações previamente fornecidas pelos contribuintes, como dados bancários, de rendimentos e de despesas, tornando o preenchimento da declaração mais rápido e fácil.
Para saber em qual lote será paga a restituição do Imposto de Renda, é possível consultar no site da restituição ou utilizar o app Meu Imposto de Renda, na opção “Consulta Restituição”. É fundamental que o contribuinte faça a entrega da sua declaração dentro do prazo estabelecido, até o dia 31 de maio, para evitar problemas como a malha fina, pendências com o CPF irregular e pagamento de multas.
Em 2023, o pagamento da restituição será dividido em 5 lotes, com início em 31 de maio, seguindo esta ordem de prioridade:
Confira o calendário da restituição do IR, conforme os 5 lotes de pagamento:
Organizar os documentos e estar atento às novidades em relação à restituição do Imposto de Renda são medidas importantes para garantir que a declaração seja entregue corretamente e dentro do prazo. Assim, é possível evitar problemas futuros e garantir que a restituição seja paga de forma ágil e segura.
Veja também: Declaração do Imposto de Renda: o cerco se fechou para esse grupo de brasileiros!