Com a crescente preocupação com o consumo de energia vivido pela maioria dos consumidores, surgiram uma série de mitos sobre os elementos e dispositivos que aumentam nosso consumo de energia e os que não. Os ímãs, que sempre foram usados para decorar a geladeira, se tornaram os novos culpados pelo consumo de energia dela. Mas isso é realmente assim? Nós explicamos isso em detalhes abaixo.
Com certeza você também já colocou um ímã na geladeira mais de uma vez sem se preocupar em como isso pode afetar o consumo do aparelho, e isso porque, segundo vários artigos, pode haver uma relação entre os dois elementos.
Nada está mais longe da verdade: este tipo de elemento decorativo não influencia em nada no consumo de energia da geladeira. Para entendê-lo, basta pensar que os ímãs são objetos passivos que não geram energia por si mesmos e, portanto, não podem afetar o consumo de energia da geladeira.
No entanto, é importante lembrar que sobrecarregar a porta da geladeira com muitos ímãs pode dificultar o fechamento hermético da porta, o que pode aumentar o consumo de energia por ter que trabalhar mais para manter a temperatura adequada no interior.
Como acabamos de ver, o fato de ter ímãs em si não deve afetar o consumo do nosso dispositivo. Mas, mesmo assim, existem algumas orientações interessantes que devemos conhecer se quisermos tentar reduzir ao máximo o custo de energia de nossa geladeira.
Existem alguns cuidados que podem ajudar a diminuir o consumo de energia da sua geladeira, tais como:
Manutenção: Faça a manutenção regularmente, como descongelar a geladeira, para evitar o acúmulo de gelo no freezer, o que pode aumentar o consumo de energia e prejudicar o desempenho do aparelho.