O governo federal, por meio dos ministérios da Gestão e do Planejamento, autorizou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a realizar um concurso público com o objetivo de contratar 8.141 funcionários temporários para a elaboração do Censo Demográfico 2022. A portaria que autoriza o concurso foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (17).
Os contratos dos trabalhadores terão validade de um ano, podendo ser prorrogados conforme a necessidade.
Os cargos disponíveis para contratação são:
Os salários dos contratados ainda serão definidos pelo IBGE, que terá um prazo de até seis meses para publicar o edital de abertura do concurso. A expectativa é que o processo seletivo seja acelerado devido ao atraso no levantamento dos dados da população brasileira.
Inicialmente, o IBGE tinha a previsão de divulgar os resultados do Censo em outubro de 2022. No entanto, devido ao baixo número de respostas obtidas até o momento, o cronograma precisou ser adiado diversas vezes, e o órgão ainda está trabalhando na coleta dos dados.
O último Censo realizado no Brasil ocorreu em 2010, e sua atualização estava programada para 2020. No entanto, devido à pandemia de Covid-19 e à falta de recursos, conforme informado pelo governo anterior, a pesquisa foi adiada. Agora, com a autorização do governo, o IBGE busca acelerar o processo de coleta de dados, contando com os novos funcionários temporários para alcançar o objetivo de atualizar as informações demográficas do país.
Veja também: Prefeitura de Santos abre concurso com 300 vagas em diversas áreas e salários de até R$ 9 mil