Hackers roubam foto do Whatsapp para aplicar golpe do empréstimo.
Os bandidos mudaram um pouco a forma de aplicar o golpe do empréstimo, em que clonavam o Whatsapp de uma vítima para pedir dinheiro emprestado aos seus contatos.
>Novo golpe: e-mail sobre auxílio emergencial quer roubar dados pessoais
Agora, eles roubam a foto usada pela pessoa no perfil do aplicativo, colocam em outra conta e dizem aos amigos que mudaram de número. Ao fazer isso, o estelionatário se passa pela vítima e pede a familiares e conhecidos uma determinada quantia de dinheiro, usando alguma desculpa.
Emilio Simoni, diretor da Psafe, maior empresa de cibersegurança privada da América Latina, explica que a captura de uma foto do WhatsApp pode acontecer a partir do próprio aplicativo da vítima:
>Golpistas criam páginas falsas que simulam leilões virtuais da Receita Federal
“Dependendo da configuração de privacidade aplicada pela vítima em seu WhatsApp, é possível que terceiros salvem a imagem. Pessoas mal-intencionadas podem ainda fazer a captura de tela com objetivo de utilizar essa foto”.
Uma pessoa que caiu na armadilha e não quis se identificar contou ao Extra que, após tomar conhecimento do golpe, percebeu que a sua conta ID Apple também havia sido invadida. Segundo Simoni, é possível que esse acesso indevido tenha acontecido através de golpes de phishing.
>Campanha vai prevenir golpes financeiros contra idosos, inclusive aposentados do INSS
“Os golpes acontecem através de links maliciosos enviados à vítima. Uma vez que ela clica e coloca suas credenciais, isso dá ao cibercriminoso acesso aos dados de login e senha”, alerta o diretor. Somente em 2020, o dfndr lab já identificou mais de 47 milhões de golpes de phishing.