Guia detalhado para você esfoliar seu rosto da maneira correta

Confira alguns segredos importantes recomendados pelos especialistas

Embora a esfoliação não seja um conceito novo, muitos de nós ainda não parecem acertar ou ignorá-lo completamente. Para entender os benefícios da esfoliação e como fazê-lo direito, entramos em contato com especialistas para nos ajudar a montar um guia detalhado sobre como esfoliar a pele da maneira correta. Veja um guia a seguir.

O que é esfoliação, e como isso te beneficia?

A cada poucos dias, sua pele derrama pele morta para abrir caminho para novas. Esta pele morta permanece na superfície da pele e leva a problemas como poros entupidos, manchas secas, flocos brancos e fugas.

Para evitar tudo isso, você deve esfoliar sua pele 2-3 vezes por semana. Ajuda a se livrar das células mortas da pele, deixar sua pele uniforme e lisa, desentupir os poros, estimula a produção de colágeno e reduz linhas finas também.

Como esfoliar o rosto: Guia passo a passo

Antes de começar, é melhor esfoliar sua pele à noite para evitar a exposição solar em uma camada fresca de pele alcançada após a esfoliação. Agora que tiramos isso do caminho, aqui está um guia passo-a-passo para esfoliar a pele –

Passo 1: Escolha um esfoliante que não contenha partículas abrasivas e seja gentil na pele. A dica é fazer um esfoliante caseiro ou comprar aqueles que tenham extratos de farelo de arroz, alcaçuz, toranja, enzimas papain e ácido salicílico trabalham para clarear sua pele e dissolver o excesso de células da pele.

Passo 2: Aplique o esfoliante com as pontas dos dedos secos em um rosto limpo, evitando cuidadosamente a área perto dos olhos. Hinaa sugere limpar bem a pele antes de esfoliar para obter os melhores resultados.

Passo 3: Agora, molhe as pontas dos dedos e massageie o esfregão ao redor do rosto em um movimento circular por alguns minutos. Os especialistas aconselham não esfregar o esfoliante muito vigorosamente em sua pele, pois pode causar irritação e dor de sentimentos em sua pele.

Passo 4: Uma vez feito, é hora de lavar seu rosto com água morna.

Passo 5: Siga isso espirrando um toner para apertar os poros e espaçando em um hidratante leve para selar a umidade.

Coisas para ter em mente enquanto esfoliar a pele

Um dos maiores erros que cometemos enquanto esfregamos é esfoliar nossa pele. Isso pode levar à hipersensibilidade da pele e pode causar sérios danos à pele. Hina listou algumas coisas para ter em mente enquanto você está esfoliando sua pele.

  • A regra das 72 horas: Certifique-se de não esfoliar após o branqueamento ou depois de usar cera facial, tratamento facial ou rosca por pelo menos 72 horas, pois sua pele é muito sensível naquele momento.
  • Magia noturna: É melhor esfoliar sua pele à noite. Isso ajuda a evitar a exposição solar na camada fresca da pele que você alcança após a esfoliação.
  • Nunca esfoliar a pele irritada: Evite esfoliar sua pele se você tiver desenvolvido irritação, sensibilidade, queimadura solar, acne pustular ou ativa ou pele quebrada. É melhor deixar a pele se recuperar e, em seguida, reiniciar a esfoliação.
  • Evite depois de fazer um tratamento de pele: Certifique-se de não esfoliar sua pele depois de se submeter a tratamentos de pele como cascas químicas, microdermabrasão, laser ou qualquer outro tratamento de recapeamento até que sua pele tenha se recuperado e curado corretamente. Além disso, evite esfregar se estiver usando cremes esfoliantes prescritos medicamente, géis etc.
  • Sensibilidade solar: Certifique-se de tirar uma lacuna de sete dias antes e depois de um feriado ensolarado na praia para esfoliar sua pele, pois pode haver danos solares em sua pele que podem ficar agravados devido ao esfregamento. Além disso, certifique-se de usar protetor solar diariamente para proteger sua pele contra raios solares prejudiciais.
  • Leia o rótulo: Muitas vezes ignoramos, mas na verdade é muito útil seguir as instruções de uso escritas nos produtos que usamos completamente para maximizar sua experiência esfoliante.