Guerra Rússia-Ucrânia: Nova reunião na Bielorrússia para esta quinta-feira. A Rússia disse na quarta-feira que as conversas de quinta-feira com a Ucrânia incluirão discussões sobre um cessar-fogo, depois de bombardear várias cidades ucranianas e entrar na cidade portuária de Kherson com suas tropas.
O governo ucraniano informou que enviou uma delegação para participar desta segunda rodada de negociações na Bielorrússia, perto da fronteira com a Polônia, e indicou que não aceitará nenhum tipo de “ultimato”.
A primeira rodada, em 28 de fevereiro, terminou sem nenhum avanço real.
Os Estados Unidos, que estão aplicando duras sanções contra a Rússia e sua aliada Bielorrússia, “apoiarão os esforços diplomáticos” de Kiev para alcançar um cessar-fogo e a retirada das forças russas da Ucrânia, disse o secretário de Estado Antony Blinken.
Centenas de civis ucranianos foram mortos e centenas de milhares fugiram de suas casas desde a invasão do país em 24 de fevereiro, que levou a sanções ocidentais em resposta à tentativa de sufocar a economia russa.
As tropas russas encontraram resistência feroz em seu avanço em solo ucraniano.
Várias pessoas morreram nos bombardeios na quarta-feira. O número oficial ucraniano é de 350 mortos, incluindo 14 crianças, desde o início da ofensiva.
Por sua vez, o exército russo indicou, em seu primeiro balanço oficial, que perdeu 498 soldados e que outros 1.597 ficaram feridos.
As tropas russas reivindicaram a captura da cidade portuária de Kherson, ao sul, e concentraram a artilharia perto de Kiev, levantando temores de um ataque iminente à capital que ameaça se materializar há dias .