Pele

GUA SHA: a técnica de beleza milenar com ótimos resultados para a pele

Publicado por
Yanara Cardeal

GUA SHA: a técnica de beleza milenar com ótimos resultados para a pele. Conheça essa técnica e aproveite seus benefícios.

Você já ouviu falar de ‘Gua Sha’, mas não sabe exatamente o que é ou por onde começar? É uma ferramenta de cuidados pessoais muito útil que pode ser tão benéfica quanto terapia de luz intensiva, máscaras de carvão ou rolos de jade em produtos de beleza naturais.

Embora cada uma dessas ferramentas tenha benefícios únicos para a pele, a técnica ‘Gua Sha’ é uma ferramenta natural específica que não só serve como aliada da beleza, mas também ajuda a aliviar a tensão muscular e a retenção de líquidos, proporcionando benefícios além de um brilho saudável na pele.

Foto: Freepik

De onde vem o ‘Gua Sha’?

O termo ‘Gua-Sha’ consiste em duas palavras chinesas, ‘Gua’, que vem da arte de raspar ou esfregar, e ‘Sha’, a vermelhidão que ocorre como resultado da raspagem. Quando se unem, significa o ato de esfregar a pele para retirar um bloqueio energético. Desde o século VII, os praticantes chineses usam Gua Sha para fins medicinais, acupuntura, massagem e alívio muscular.

Essa ferramenta virou moda nos últimos anos, e seus benefícios têm sido citados como uma boa técnica de facelift natural e para combater os sinais de envelhecimento ou pelo menos suavizar linhas de expressão. O Gua-Sha é uma ferramenta dentada ou exposta com estrutura semelhante a um pente, usada para criar petéquias ou (manchas vermelhas) na pele.

Essa técnica estimula a pele a receber nutrientes, melhora a oxigenação, aumenta a circulação sanguínea e produz colágeno. A prática se concentra na drenagem linfática, na liberação de bactérias e toxinas do corpo. Ao drenar o líquido linfático e os gânglios em excesso presentes abaixo da superfície da pele, nosso corpo estimula o rejuvenescimento celular, resultando em uma pele mais jovem e brilhante.

Para outras condições de pele, como acne, inchaço, eczema e embotamento, a estimulação linfática pode resolver esses problemas ajudando o corpo e, neste caso, a pele do rosto, a se curar.

Como Usar:

Antes de utilizar o Gua Sha, é importante aplicar um sérum, hidratante ou óleo facial para permitir que a ferramenta deslize suavemente na pele.

Para começar, posicione o Gua Sha de modo plano na testa e faça movimentos suaves de baixo para cima, começando acima das sobrancelhas e seguindo até a raiz do cabelo.

Em seguida, na área das bochechas, faça movimentos a partir do centro do rosto em direção às extremidades, seguindo desde a lateral do nariz até as orelhas.

Utilize a extremidade curva para massagear a lateral do rosto, do queixo até as orelhas.

Ao trabalhar a área dos olhos, faça movimentos delicados de dentro para for a, seguindo do canto interno dos olhos até as têmporas. É importante lembrar que a região dos olhos é muito sensível, portanto, evite aplicar muita pressão nos movimentos.

Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Antes de aplicar qualquer produto na pele, consulte seu dermatologista de confiança.