Veja a seguir se grávida pode tomar água com limão ou se o limão na gravidez faz mal por algum motivo específico que faz a mulher evitá-lo nessa fase.
Aproveite também para entender também se água com limão emagrece, veja os benefícios de tomar água com limão todos os dias e também conheça alguns alimentos perigosos que as grávidas devem evitar, se você está esperando um bebê.
Os médicos afirmam que sim, pois com moderação, a água com limão na gravidez não faz mal, afinal o limão é uma fruta que oferece diversos benefícios para a saúde. Porém, é importante estar ciente dos prós e contras para fazer escolhas equilibradas e escolher sempre a fruta espremida na hora em vez de suco de limão processado ou velho.
Outro ponto importante é que o consumo excessivo de água com limão na gravidez pode levar à rápida desintoxicação, o que é inseguro durante este período.
Durante o primeiro trimestre, as mulheres frequentemente sofrem de náusea, o que leva a um desejo por algo cítrico ou azedo, e o limão é uma escolha comum. O suco de limão é absolutamente seguro para mulheres grávidas e não causará aborto espontâneo. Ou seja, a grávida pode tomar água com limão sem maiores preocupações.
No entanto, é sempre importante que a gestante consulte o seu ginecologista antes de incluir essa bebida em sua dieta, até porque, como tudo em exagero, o limão na gravidez faz mal.
A água com limão ajuda a gerenciar os níveis de pH do corpo, além de ajudar a ter uma alcalinidade saudável.
Embora essa fruta seja de natureza ácida, ela apresenta características alcalinas, que ficam no corpo da mulher e aliviam os sintomas de acidose.
O pH do sangue também é uma indicação da disponibilidade de oxigênio para as células, e células bem oxigenadas são essenciais para o desenvolvimento do feto.
O parto é estressante e doloroso, e beber suco de limão com mel facilita todo este processo. Este remédio natural irá funcionar se você começar a tomar suco de limão desde o 5º mês até o parto, mas é melhor consultar o seu ginecologista antes de introduzi-lo em sua dieta.
A constipação é um problema muito comum durante a gravidez, e de acordo com o livro Natural Pregnancy Cookbook, escrito por Sonali Ruder, consumir um copo de suco de limão por dia ajuda a prevenir a constipação em mulheres grávidas.
A grávida pode tomar água com limão para estimular o fígado e aumentar os movimentos do peristaltismo, estimulando as entranhas a eliminar os resíduos do corpo.
A água com limão é uma rica fonte de magnésio e cálcio que melhora a saúde e o desenvolvimento dos ossos, tanto da futura mamãe como do bebê que está para nascer.
Os limões também contêm potássio, que ajuda a nutrir as células do cérebro e nervos, e é conhecido por ajudar no desenvolvimento ósseo do feto.
A grávida pode tomar água com limão para se manter hidratada, o que é muito importante durante a gravidez para evitar complicações como dores de cabeça, náuseas, edema, tontura e cãibras.
Tomar água com limão na gravidez melhora a pressão arterial pois o teor de vitamina dos limões fortalece os vasos sanguíneos e os mantém flexíveis, o que consequentemente impede qualquer hemorragia interna e desempenha um papel eficaz na redução da pressão arterial elevada.
Sabe-se também que essa fruta reduz os níveis de colesterol.
De acordo com a American Pregnancy Association, embora não haja evidências científicas, sabe-se que os limões diminuem a náusea que está associada ao enjoo matinal no primeiro trimestre da gravidez, já que atua no excesso de fluxo biliar e elimina o catarro acumulado no trato digestivo, evitando assim a obstrução. Acredita-se também que a fruta atua como um refrescante bucal.
Se o limão não ajudar e a náusea for grave, você deverá consultar o seu médico imediatamente.
Essa mistura de água com limão é rica em propriedades diuréticas e por isso é muito benéfica para a manutenção das funções renais saudáveis, além de prevenir infecções urino-genitais nas mulheres grávidas.
Os pés inchados, também conhecido como edemas, são comuns em mulheres grávidas, e esta é uma condição dolorosa, desconfortável e insalubre. A grávida pode tomar água com limão para tratar esses inchaços nos pés, pois alivia a dor e ajuda a reduzir o edema na maioria das mulheres.
Essa bebida tem propriedades diuréticas e é útil na manutenção das funções renais saudáveis, evitando assim infecções urogenitais em mulheres grávidas.
De acordo com as descobertas publicadas no livro Super Drinks for Pergnancy de Fiona Wilcock, acredita-se que os limões sejam produtos de limpeza naturais, e quando você consome suco de limão regularmente, ele ajuda a eliminar as toxinas do corpo, protegendo contra as infecções durante a gravidez.
A mulher grávida pode tomar água com limão também para ajudar a prevenir infecções comuns como resfriados, gripes e alguns tipos de febre. O rico conteúdo de vitamina C presente nesta fruta ajuda a melhorar o mecanismo de defesa natural do corpo e combate vírus e bactérias.
É normal que as mulheres sofram com problemas de indigestão durante a gravidez, e a água com limão é um bom e velho remédio que mantém o trato digestivo bem lubrificado e ajuda a ter uma boa digestão.
Embora essa bebida ofereça vários benefícios durante a gravidez, ela também pode causar alguns efeitos colaterais, portanto, é sempre melhor consultar o seu ginecologista antes de incluí-la em sua dieta. Alguns deles são:
– Problemas dentários
Seus dentes e ossos são altamente propensos a descalcificar enquanto está grávida, e o teor de ácido cítrico dos limões atua como um gatilho, prejudicando o esmalte dentário, o que também pode levar a outros problemas dentários.
Você deve evitar consumir grandes quantidades de água com limão regularmente. Fale com o seu dentista se notar mudanças na textura ou cor dos seus dentes.
– Desconforto gastrointestinal ou azia
Durante os estágios finais da gravidez, a maioria das mulheres grávidas provavelmente sofrem de azia ou outros problemas gastrointestinais, e o alto conteúdo ácido presente nos limões pode agravar ou desencadear essas condições.
Se você está sofrendo com desconforto gastrointestinal ou azia, é melhor evitar o consumo de limão até que os sintomas desapareçam.
– Evite suco de limão gelado
Beber suco de limão gelado pode causar frio e tosse durante a gravidez, por isso o ideal é consumir água com limão à temperatura ambiente ou um pouco morna, especialmente durante as estações mais frias.
Com essa receita, usando meio limão você irá obter quase 20% da sua necessidade diária de vitamina C. Ela contém apenas cerca de 8 calorias.
O mais aconselhável é sempre consultar o seu médico para saber a respeito de todos os efeitos que o limão, bem como qualquer outro alimento, pode causar para a sua saúde antes de adicioná-lo na sua dieta.
Por Mundo Boa Forma