Goxua com pão de ló e creme de confeiteiro é uma deliciosa sobremesa tradicional da cozinha basca, geralmente servido com avelãs caramelizadas.
Se há algo de que nos podemos orgulhar na nossa cozinha, é o número de deliciosos pratos tradicionais, tanto doces como salgados, que apreciamos. Hoje vamos nos concentrar na parte doce, sugerimos que você prepare uma sobremesa típica da gastronomia basca, goxua. Camadas de creme, pão de ló e creme de confeiteiro servido com avelãs caramelizadas e filigrana de caramelo. Está com água na boca?
Preparar esta sobremesa é muito simples, embora tenha que fazer várias elaborações. De um lado o creme de confeiteiro, do outro a calda para molhar o pão de ló, o chantilly e a decoração de avelã e caramelo. Mas é uma sobremesa que você pode preparar com antecedência, o que recomendamos é preparar as marcas d’água de caramelo no último momento.
PARA O CREME DE CONFEITEIRO
O XAROPE
PARA AS MARCAS D’ÁGUA
Aqueça o leite com a canela e a casca de limão. Bata as gemas com o açúcar e acrescente o amido de milho. Quando ferver, retire o leite do fogo, retire a canela e o limão e despeje sobre as gemas, mexendo. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Deixe esfriar.
Prepare uma calda fervendo a água com o açúcar por cerca de 3-4 minutos. Corte o bolo em fatias e mergulhe-as com esta calda fria. Bata as natas com 20 g de açúcar.
3. Adicione as avelãs
Para caramelizar as avelãs, aqueça o açúcar com uma colher de sopa de água e uma colher de chá de suco de limão. Quando começar a caramelizar, adicione as avelãs e mexa para que fiquem cobertas de caramelo. Deixe-os esfriar em papel manteiga.
Para as marcas d’água, cozinhe o açúcar com uma colher de sopa de água e um pouco de limão até obter um caramelo dourado. Crie as marcas d’água no papel manteiga e deixe esfriar.
Divida uma base de creme, pão de ló e creme em quatro copos. Polvilhe com açúcar e queime com um maçarico de cozinha. Finalize a decoração com as avelãs e as marcas d’água de caramelo.