O governo federal decidiu adiar por 120 dias o bloqueio de pagamentos e de suspensĂŁo de benefĂcios do BenefĂcio de prestação Continuada (BPC) pagos pelos Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pessoas idosas e com deficiĂŞncia cujo beneficiários nĂŁo realizaram a inscrição no Cadastro Ăšnico para Programas Sociais do Governo Federal (CadĂšnico). A portaria do MinistĂ©rio da Cidadania foi publicada nesta quinta-feira (19/3) no Diário Oficial da UniĂŁo e faz parte das medidas para evitar a disseminação do novo coronavĂrus.
De acordo com a portaria, o adiamento tem como objetivo evitar aglomerações de pessoas e que os beneficiários do BPC se submetam a ambientes que possam expĂ´-los Ă infecção pelo vĂrus. A medida se aplica aos procedimentos com efeitos a partir de março de 2020 previstos no cronograma do MinistĂ©rio da Cidadania
Vale salientar que a inscrição no CadĂšnico Ă© obrigatĂłria para beneficiários do BPC ,e a regularização deve ser feita na prefeitura ou no Centro de ReferĂŞncia de AssistĂŞncia Social (CRAS) do municĂpio. Para isso, o governo organizou o cronograma de acordo com a data de aniversário do beneficiário. Caso nĂŁo seja feito o cadastro, o benefĂcio Ă© bloqueado.
O BPC Ă© um recurso destinado a pessoas acima de 65 anos ou por pessoas com deficiĂŞncia que tenham renda familiar per capita de atĂ© um quarto de salário mĂnimo. No total, cerca de 4,4 milhões pessoas recebem o auxĂlio mensal no valor de um salário mĂnimo.