Bolsa Família

Governo emite ALERTA GERAL para quem teve o Bolsa Família bloqueado

Publicado por
Tatiane Santos

Governo emite ALERTA GERAL para quem teve o Bolsa Família bloqueado | O Bolsa Família é um programa social brasileiro que visa combater a pobreza e reduzir as desigualdades sociais no país. Para se tornar um beneficiário do programa, o cidadão deve ter inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico), e atender a determinados requisitos de renda familiar mensal por pessoa.

Contudo, o Governo Federal iniciou em fevereiro deste ano o processo de pente-fino no programa Bolsa Família, com o objetivo de identificar cadastros desatualizados e irregulares no programa social.

Somente no mês de março, 1,4 milhão de brasileiros foram retirados do Bolsa Família por não atenderem aos critérios estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social. No entanto, uma falha no procedimento bloqueou a parcela de março para alguns beneficiários que estavam em situação regular, prejudicando suas famílias.

Para resolver a situação, muitas famílias tiveram que ir aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) dos municípios. A pasta liberou um calendário de desbloqueio dos pagamentos suspensos do Bolsa Família e até o último sábado (1º), os valores foram repassados aos titulares que tiveram o pagamento suspenso.

Convocação de famílias

Com o objetivo de evitar futuros bloqueios, a pasta convocou as famílias unipessoais para uma atualização cadastral a partir dos pagamentos referentes ao mês de abril. Em muitos casos, para se manter no programa será preciso agendar a atualização do cadastro. Esse trabalho será realizado pelos CRAS, que deverão fazer o agendamento e convocar os beneficiários. Cerca de 12 mil pessoas foram contratadas para reforçar o atendimento nesses locais.

Leia também: Beneficiários do BOLSA FAMÍLIA podem receber até R$ 1.012 em abril: saiba como

Aqueles que não comparecerem serão bloqueados no prazo de dois meses. No entanto, se o beneficiário se dirigir ao local de regulamentação, o benefício continuará sendo pago normalmente. É importante ressaltar que se for constatado que o beneficiário não tem direito ao Bolsa Família, o pagamento será cancelado imediatamente.

Boa notícia

Apesar dos transtornos, o Ministério do Desenvolvimento Social está tomando medidas para evitar bloqueios desnecessários do Bolsa Família e garanti a continuidade do programa a quem realmente necessita. O programa é de extrema importância para milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade social e econômica, e o governo deve garantir que essas famílias recebam o benefício de forma justa e eficiente.