Governo bate o martelo e anuncia GRANDE CONQUISTA para pessoas com deficiências
Governo bate o martelo e anuncia GRANDE CONQUISTA para pessoas com deficiências | Já imaginou poder financiar uma prótese ou uma cadeira de rodas com recursos da Caixa Econômica Federal e sem burocracias? Pois é, a partir das próximas semanas, essa possibilidade se tornará realidade para as pessoas com deficiência.
As pessoas com deficiência terão mais uma opção de financiamento para adquirir equipamentos e serviços de tecnologia assistiva. A Caixa Econômica Federal anunciou, na última segunda-feira (3), o lançamento de uma linha de crédito voltada para esse público.
A presidente da instituição, Rita Serrano, revelou que a nova linha de crédito deve ser lançada ainda este mês e irá emprestar de R$ 5 mil a R$ 30 mil para a compra, manutenção e reparo de equipamentos como cadeiras de rodas, próteses, aparelhos auditivos dentre outras possibilidades para pessoas com deficiência.
Como solicitar
Os interessados poderão solicitar o crédito diretamente nas agências da Caixa. As parcelas poderão ser pagas em até 60 meses (cinco anos).
A iniciativa faz parte de um projeto coordenado pelo Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania, que visa oferecer uma opção de financiamento com juros mais acessíveis para a compra de tecnologia assistiva.
De acordo com as informações divulgadas pela Caixa, a taxa de juros será de 6% ao ano para quem ganha até cinco salários mínimos e 7,5% ao ano para quem ganha de cinco a dez salários mínimos. Os valores são mais baixos do que as taxas praticadas no mercado.
Mais acessibilidade
Além dos equipamentos tradicionais para pessoas com deficiência, a linha de crédito também pode financiar a adaptação de imóveis e de veículos para facilitar a acessibilidade desse público. Os mutuários também poderão financiar a manutenção, a revisão e o reparo de produtos e recursos de tecnologia assistiva.
O anúncio da nova linha de crédito foi feito durante a posse dos novos integrantes do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). A iniciativa é mais um passo importante para garantir o acesso das pessoas com deficiência a produtos e serviços que possam melhorar sua qualidade de vida.
Leia também: Governo planeja mudanças na Carteira de Identidade Nacional