A partir do dia 2 de maio, motoristas poderão pagar multas de trânsito da União de maneira mais fácil e prática. Isso porque o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) assumiu uma nova resolução que permite que o pagamento seja feito por meio de Pix, cartão de crédito ou boleto bancário, por meio da plataforma PagTesouro, gerida pela Secretaria do Tesouro Nacional.
Até então, a única opção para quitar as multas era emitir uma guia de recolhimento da União (GRU). Agora, a nova medida visa facilitar a regularização dos motoristas, permitindo que eles paguem suas multas de forma mais simples e ágil.
Segundo o governo, o objetivo é que a medida permita que os valores pendentes de infrações de trânsito sejam quitados rapidamente, e que os motoristas possam regularizar seus veículos sem dificuldades.
A nova resolução foi publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (25), e vale para infrações de trânsitos internos por órgãos autuadores da União, como multas aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres ( ANTT) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Além de facilitar a vida dos motoristas, a nova medida também é uma forma de incentivar a digitalização dos serviços do governo. “O Governo Federal trabalha por mais digitalização, mais fiscalização e menos mortes e acidentes. O cidadão terá mais facilidade, eficiência no serviço e otimização de tempo, pois não terá somente a opção de realizar o pagamento via guia de recolhimento”, afirmou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, que presidiu a reunião do Contran.
O serviço funciona 24 horas e é uma alternativa para o Guia de Recolhimento da União (GRU). O consumidor ainda pode consultar se o seu banco ou meio de pagamento tem suporte para o PagTesouro quando for quitar o boleto referente a uma solicitação tarifada da União.
Entre os bancos que oferecem suporte estão Bradesco, Banco do Brasil, Inter, C6 Bank, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mercado Pago, Nubank, PicPay e Santander, entre outros. Com essa nova resolução, os motoristas poderão quitar suas multas com mais facilidade e praticidade, confiantes para uma melhor regularização do trânsito no país.
Veja também: QUEM pode converter MULTAS de trânsito em advertências por escrito: SAIBA QUEM TEM DIREITO