A partir do dia 2 de maio, motoristas poderão pagar multas de trânsito da União de maneira mais fácil e prática. Isso porque o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) assumiu uma nova resolução que permite que o pagamento seja feito por meio de Pix, cartão de crédito ou boleto bancário, por meio da plataforma PagTesouro, gerida pela Secretaria do Tesouro Nacional.
Até então, a única opção para quitar as multas era emitir uma guia de recolhimento da União (GRU). Agora, a nova medida visa facilitar a regularização dos motoristas, permitindo que eles paguem suas multas de forma mais simples e ágil.
Segundo o governo, o objetivo é que a medida permita que os valores pendentes de infrações de trânsito sejam quitados rapidamente, e que os motoristas possam regularizar seus veículos sem dificuldades.
Mais facilidade no pagamento das multas de trânsito
A nova resolução foi publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (25), e vale para infrações de trânsitos internos por órgãos autuadores da União, como multas aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres ( ANTT) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Além de facilitar a vida dos motoristas, a nova medida também é uma forma de incentivar a digitalização dos serviços do governo. “O Governo Federal trabalha por mais digitalização, mais fiscalização e menos mortes e acidentes. O cidadão terá mais facilidade, eficiência no serviço e otimização de tempo, pois não terá somente a opção de realizar o pagamento via guia de recolhimento”, afirmou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, que presidiu a reunião do Contran.
O serviço funciona 24 horas e é uma alternativa para o Guia de Recolhimento da União (GRU). O consumidor ainda pode consultar se o seu banco ou meio de pagamento tem suporte para o PagTesouro quando for quitar o boleto referente a uma solicitação tarifada da União.
Bancos com suporte para os novos pagamentos
Entre os bancos que oferecem suporte estão Bradesco, Banco do Brasil, Inter, C6 Bank, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mercado Pago, Nubank, PicPay e Santander, entre outros. Com essa nova resolução, os motoristas poderão quitar suas multas com mais facilidade e praticidade, confiantes para uma melhor regularização do trânsito no país.
Como realizar os pagamentos
- Quando o cidadão for fazer uma solicitação de algum serviço da União ou acessar a conta gov.br para fazer pagamento de tributos federais, o PagTesouro vai aparecer como opção se aquele serviço for compatível com a plataforma.
- Basta, então, clicar no logotipo da plataforma e selecionar a forma de pagamento desejada.
- Caso queira pagar por meio de Pix, selecione essa modalidade;
- Em seguida, aponte a câmera do celular para o QR Code que aparece na tela, usando o aplicativo da sua instituição de pagamento, ou copiar o código;
- Após seguir as instruções e finalizar o pagamento, a comprovação será apresentada automaticamente na tela a seguir;
- Se a opção for pelo pagamento via cartão de crédito, deve-se selecionar a opção correspondente e escolher uma das bandeiras apresentadas;
- Nessa modalidade, pode ocorrer uma cobrança adicional de tarifa, que será
detalhadamente descrita, para então prosseguir com a confirmação do pagamento; - No caso do boleto, as informações da transação serão descritas e o usuário poderá efetuar o pagamento a partir do código apresentado.
Veja também: QUEM pode converter MULTAS de trânsito em advertências por escrito: SAIBA QUEM TEM DIREITO